Topo

Campeão mundial critica Neymar por atrito com Cavani; Balotelli dá conselho

Balotelli mandou recado: "Neymar, você nem deveria pedir para cobrar os pênaltis" - Reprodução/Instagram
Balotelli mandou recado: "Neymar, você nem deveria pedir para cobrar os pênaltis" Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

19/09/2017 07h48

Mario Balotelli e Christophe Dugarry, campeão mundial com a França em 1998, resolveram opinar sobre o desentendimento entre Neymar e Cavani. O atacante do Nice mandou um recado ao brasileiro por meio de uma conta oficial nas redes sociais, enquanto o francês definiu a situação com um "escândalo". 

“Neymar, você não deveria nem pedir para cobrar os pênaltis”, escreveu o jogador italiano no Instagram. A mensagem ao brasileiro reforço do Paris Saint-Germain tem como plano de fundo uma capa do jornal francês L’Equipe, em que destaca o desentendimento entre Cavani e o ex-Barcelona.

Christophe Dugarry, porém, tomou partido, foi mais incisivo e disse que o que está acontecendo no PSG é um “escândalo”. “Neymar parece o chefe de um PSG que já ganhou a Liga, a Champions e tudo mais. Sempre amável, respeitoso... Parecia bem diferente de Ibrahimovic, que deixou clara sua liderança desde o primeiro dia. 

Cavani está no PSG há quatro anos e não vai ficar muito, mas é preciso um respeito com os veteranos”, comentou em entrevista à Rádio Montecarlo.

“No futuro o Neymar será o líder do PSG, mas o Emery precisa intervir seriamente ou Neymar acabará organizando até mesmo os treinamentos e até dizendo as coisas. O que está acontecendo no PSG é um escândalo”, disse.

O ex-atacante Sonny Anderson, que passou por Olympique de Marselha, Monaco e Lyon, comentou, em entrevista publicada nesta terça-feira, o conflito entre Neymar e o uruguaio Edinson Cavani, do Paris Saint-Germain, que discutiram em campo para definir o cobrador de faltas e pênaltis.

"Deve ter acontecido alguma coisa no vestiário, pois, desde o início da temporada, as penalidades sempre foram cobradas por Cavani. Esse é o tipo de detalhe que sempre se aborda na preleção do técnico. Os nomes são colocados em um quadro, antes da partida. Os jogadores terão que resolver isso e chegar a um acordo", avaliou o brasileiro, revelado no Vasco, ao jornal "Le Parisien".

Já são quatro pênaltis, e nada de Cavani acatar o pedido de cobrança de Neymar. A atitude gera desconforto no vestiário do PSG e tem a tentativa de contorno por parte dos líderes do time. A visão geral é de que o brasileiro merece o posto de cobrador oficial de penalidades. No entanto, o pedido é por calma.

A reportagem do UOL Esporte apurou que o incômodo de Neymar com a postura de Cavani já é compartilhado pelos líderes do elenco do PSG. Entre os brasileiros, os capitães Thiago Silva, Thiago Motta e Marquinhos são os maiores defensores de Neymar. O apoio do volante italiano Verratti e do recém-contratado Mbappé também fortalecem o camisa 10 no clube.

No PSG, segundo pessoas próximas do jogador, Neymar avalia ter as melhores condições de cobrar tanto os pênaltis como as faltas, e não vai abrir mão de brigar por isso, ainda que seja necessário um “duelo” com Cavani. Os líderes do time prometeram conversa com o uruguaio sobre o tema, mas o pedido é para que o camisa 10 não se indisponha.

A orientação para evitar atrito com Cavani é a mesma passada pelo estafe do camisa 10. O pai, Neymar da Silva Santos, faz constantes pedidos de tranquilidade para o jogador. Há, entretanto, no entorno do jogador, a crença de que o brasileiro, pela qualidade e por tudo que envolveu sua contratação, merece o posto de cobrador, que deve ser cedido pelo uruguaio em breve.