Corinthians desenha acordo paralelo e ida à Flórida Cup fica distante

Dassler Marques*

Do UOL, em São Paulo

  • Alexandre Schneider/Getty Images

Uma reunião realizada no último sábado, no CT Joaquim Grava, reafirmou no Corinthians a posição de não disputar a edição 2018 da Flórida Cup. Embora tenha firmado contrato, o clube alega que não haverá espaço no calendário para viajar aos Estados Unidos em janeiro. Além disso, traça novos planos relacionados ao tema. 

Nos próximos dias, a Federação Paulista de Futebol deve confirmar que o Campeonato Paulista de 2018 terá seu início antecipado por conta da Copa do Mundo. Essa mudança deixaria o espaço ainda mais reduzido e tornaria praticamente inviável a viagem aos Estados Unidos, um cenário semelhante ao que ocorreu no começo dessa temporada - em razão do adiamento do fim do Brasileirão 2016, o que ocorreu devido ao acidente com o voo da Chapecoense na Colômbia.

Por contrato, o Corinthians teria que custear uma multa de 200 mil dólares (R$ 626 mil) em caso de descumprir o acordo que tem assinado para participação. Entretanto, uma cláusula relacionada a problemas de calendário eximiria o clube de pagar esses valores, segundo avaliação de quem participa das conversas. 

Na avaliação da direção corintiana, o ganho com a viagem aos Estados Unidos tem sido abaixo do esperado no campo financeiro, além de não oferecer grande exposição. Em janeiro de 2017, o clube já chegou a dar como certa a desistência da viagem, mas topou depois de um remanejamento de calendário feito pelos organizadores. Com os ajustes, o Corinthians fez apenas duas partidas, contra São Paulo e Vasco. 

Em paralelo a esse movimento, o clube ainda discute a possibilidade de disputar a pré-temporada de 2019 no Brasil, em um torneio que envolveria outras equipes grandes - há a intenção em ter o Flamengo, por exemplo, entre os participantes.

A ideia do grupo que tenta viabilizar essa competição é assinar um termo de compromisso para 2019 e realizar apenas um amistoso do Corinthians antes do início do Paulistão 2018 como parte do acordo.  

* Colaborou: Vinicius Castro, do UOL no Rio de Janeiro

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos