Topo

Fifa investiga o Chelsea por contratações irregulares de menores de idade

Roman Abramovich, bilionário russo dono do Chelsea - Claude Paris/AP
Roman Abramovich, bilionário russo dono do Chelsea Imagem: Claude Paris/AP

Do UOL, em São Paulo

19/09/2017 21h03

De acordo com o jornal britânico Daily Mail, o Chelsea está sendo investigado pela Fifa por descumprir os regulamentos da federação internacional na contratação de jogadores menores de 18 anos. Esta é a terceira vez que o clube londrino entra na mira da entidade que comanda o futebol mundial pelo mesmo motivo em oito anos.

Esse tipo de irregularidade é o mesmo que já rendeu punições a Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madri - no caso deste último, a sanção só vai terminar no final de 2017. Os clubes espanhóis ficaram proibidos de registrar novos jogadores por um período que variou de uma a duas janelas de transferências.

Segundo o jornal, porém, o caso do Chelsea seria mais leve, o que pode fazer a Fifa decidir por uma punição menor caso o clube inglês seja considerado culpado. 

A primeira vez que o Chelsea foi investigado foi em 2009, por causa da transferência do atacante Gaël Kakuta, do Lens. O time foi banido de duas janelas de transferências, mas conseguiu reverter a punição na Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês), instância máxima da justiça esportiva no mundo.

Já no ano passado, a Fifa voltou a vasculhar as transferências do Chelsea após a compra do atacante Bertrand Traoré. De acordo com um porta-voz do clube, não houve qualquer irregularidade na contratação de jogadores menores de idade.