Topo

Uefa confirma formato de novo torneio de seleções e coloca "nanico" na Euro

Logo da Liga das Nações da Uefa - Divulgação
Logo da Liga das Nações da Uefa Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

20/09/2017 21h07

A Uefa divulgou nesta quarta-feira (20) o formato da Liga das Nações, um novo torneio entre seleções europeias idealizado pela entidade que comanda o futebol do continente. A competição acontecerá entre 2018 e 2019, reunirá todos os 55 times associados e também mudará o sistema de classificação para a Eurocopa de 2020.

As equipes serão divididas em quatro divisões, chamadas de ligas pela Uefa: a Liga A terá os 12 melhores times do ranking (em quatro grupos de três), a Liga B terá também 12 times, a Liga C terá 15 equipes (um grupo de três e três grupos de quatro) e a Liga D terá as 16 piores seleções (em quatro grupos de quatro).

Os times jogarão dentro de seus grupos em partidas de ida e volta. Os quatro vencedores de grupos da Liga A decidirão o título em um mata-mata em junho de 2019. Já os piores colocados de cada grupo das Ligas A, B e C serão rebaixados, e os vencedores dos grupos das Ligas B, C e D serão promovidos.

"Nanico" na Euro-2020

A Uefa também decidiu usar a Liga das Nações para definir quatro classificados à Eurocopa, o principal torneio organizado pela entidade. Das 24 vagas da Euro, 20 serão definidas normalmente pelas Eliminatórias, como já acontece, e os quatro times restantes serão conhecidos em um playoff em março de 2020.

Cada uma das divisões terá direito a uma vaga, que será disputada entre os quatro vencedores de grupos daquela divisão. Isso significa, por exemplo, que um time da Liga D, que reúne as 16 piores seleções do continente, certamente estará na Euro-2020.