Atlético-MG "ganha" usina de patrocinador e vai consumir energia renovável

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

  • VINÍCIUS COSTA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

    Parceira e patrocinadora. Solatio exibe sua marcação no calção do Atlético-MG

    Parceira e patrocinadora. Solatio exibe sua marcação no calção do Atlético-MG

Em uma ação inédita no futebol brasileiro, o Atlético-MG vai se tornar o primeiro clube do país a usar somente energia renovável. Através de uma parceria com a Solatio, empresa espanhola especializada na área, o clube mineiro vai "ganhar" uma usina fotovoltaica, que será capaz de atender toda a demanda atual do clube. Essa energia é obtida através da conversão direta da luz em eletricidade.

Inclusive, a usina que ficará na cidade de Jaíba, no Norte de Minas Gerais, vai ter o formato do escudo do Atlético. O custo total do projeto vai ficar em cerca de R$ 5,8 milhões e nada vai ser gasto pelo Galo, que ainda vai economizar com a conta de luz. Assim que a usina estiver em funcionamento e atender totalmente as necessidades do clube, fornecendo energia para a sede administrativa, a Cidade do Galo e os clubes de lazer Vila Olímpica e Labereda, a economia atleticana vai ser de 10% ao mês.

Estima-se que o Galo vai economizar mais de R$ 4 milhões ao longo dos 20 anos de parceria. "Mais do que a economia para o Atlético, o que vale destacar é o fato de contar com uma energia 100% renovável", destaca o diretor de administração e controle do Atlético, Lucas Couto.

Uma nova usina para a Arena MRV

Tão logo que o estádio do Atlético seja aprovado na Câmara Municipal de vereadores, uma nova parceria entre clube e a Solatio deve ser anunciada para atender a Arena MRV. Assim com as demais dependências atleticanas, a nova casa do Galo também vai utilizar energia fotovoltaica. No entanto, vai ser preciso que uma nova usina seja construída, para atender a demanda do estádio que será construído no bairro Califórnia, na região Noroeste de Belo Horizonte.

Apesar da parceria para fornecimento de energia ao Atlético por um período de 20 anos, o contrato de patrocínio da Solatio ainda não foi renovado. A empresa espanhola exibe sua marca no calção do clube e tem acordo até dezembro. A expectativa das duas partes é que o vínculo seja renovado para 2018.

Sustentabilidade não é novidade no Atlético

Ao partir para optar pelo consumo de uma energia 100% renovável, o Atlético apenas aumenta a participação do clube no que diz respeito à sustentabilidade. Já existe na Cidade do Galo um sistema para armazenar a água da chuva, que é usada para a irrigação dos campos do CT atleticano.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos