Topo

CBF marca curso e árbitro de vídeo só deve acontecer após Eliminatórias

divulgação/CBF
Imagem: divulgação/CBF

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/09/2017 19h10

Conforme o UOL Esporte já havia antecipado, a CBF não vai incorporar o recurso do árbitro de vídeo antes da 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, que só ocorrerá em 14 e 15 de outubro, depois das datas Fifa e da pausa para as Eliminatórias da Copa do Mundo. A informação foi confirmada com a divulgação do curso de Capacitação para Árbitros Assistentes de Vídeo, que teve início no dia 20 de setembro e só será concluído em 11 de outubro.

A Comissão de Arbitragem explica que a preparação acontece no resort Oscar Inn, em Águas de Lindoia, interior de São Paulo. Segundo o material divulgado, as aulas englobarão “aspectos técnicos e práticos, offline e online, para a habilitação de supervisores de VAR”. O prazo ainda é considerado "corrido" pela CBF, mas já garante um tempo minimamente razoável para a chegada de equipamentos, treinamento dos árbitros e adaptação de alguns estádios.

Curiosamente, o folder cita uma frase erroneamente atribuída a Charles Darwin: “Não são as mais fortes das espécies que sobrevivem, nem as mais inteligentes, mas as mais sensíveis à mudança”. Segundo estudiosos, a teoria da seleção natural de Darwin defendia o contrário: as espécies com mais chances de sobrevivência não são necessariamente as mais reativas a mudanças, mas as mais afortunadas fisicamente, uma vez que os genes mais fortes são passados para as gerações seguintes.