CBF marca curso e árbitro de vídeo só deve acontecer após Eliminatórias

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • divulgação/CBF

Conforme o UOL Esporte já havia antecipado, a CBF não vai incorporar o recurso do árbitro de vídeo antes da 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, que só ocorrerá em 14 e 15 de outubro, depois das datas Fifa e da pausa para as Eliminatórias da Copa do Mundo. A informação foi confirmada com a divulgação do curso de Capacitação para Árbitros Assistentes de Vídeo, que teve início no dia 20 de setembro e só será concluído em 11 de outubro.

A Comissão de Arbitragem explica que a preparação acontece no resort Oscar Inn, em Águas de Lindoia, interior de São Paulo. Segundo o material divulgado, as aulas englobarão "aspectos técnicos e práticos, offline e online, para a habilitação de supervisores de VAR". O prazo ainda é considerado "corrido" pela CBF, mas já garante um tempo minimamente razoável para a chegada de equipamentos, treinamento dos árbitros e adaptação de alguns estádios.

Curiosamente, o folder cita uma frase erroneamente atribuída a Charles Darwin: "Não são as mais fortes das espécies que sobrevivem, nem as mais inteligentes, mas as mais sensíveis à mudança". Segundo estudiosos, a teoria da seleção natural de Darwin defendia o contrário: as espécies com mais chances de sobrevivência não são necessariamente as mais reativas a mudanças, mas as mais afortunadas fisicamente, uma vez que os genes mais fortes são passados para as gerações seguintes.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos