Topo

Como Gatito Fernandez pegou oito dos 13 pênaltis contra o Botafogo

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/09/2017 04h00

A fase da Gatito Fernandes é esplendorosa. O paraguaio foi peça fundamental para o Botafogo retomar com vitória o trabalho após eliminação na Libertadores. Quando o jogo ainda estava 0 a 0, o goleiro pegou cobrança de Thiago Carleto e segurou o adversário – o Alvinegro venceu por 3 a 2.

A característica de Gatito Fernandez de pegar pênaltis já não é uma novidade. Diante do Coritiba, foi a 13ª cobrança contra o Botafogo na atual temporada. E o desempenho do paraguaio é fantástico, já que defendeu oito delas – aproveitamento de 61,5%.

Além do talento natural, Gatito confia muito no trabalho desenvolvido pela comissão técnica do Botafogo, que entrega material de todos os cobradores adversários na semana da partida. O paraguaio é aficionado por isso e estuda muito os oponentes.

Contra o Coritiba essa situação ficou bem explícita. Thiago Carleto foi escolhido para fazer a cobrança. Essa foi a quinta cobrança do lateral esquerdo, que havia realizado todas as batidas no mesmo canto direito do goleiro – todos convertidos até então. Diante do paraguaio, ele repetiu a estratégia. Melhor para o estudioso Gatito Fernandez.

"Fico feliz de pegar mais um pênalti, mas fiquei muito chateado em seguida, pois levamos o gol na sequência", disse o goleiro do Botafogo ainda no intervalo, quando o Botafogo perdia parcialmente para o Coritiba.

O preparador de goleiros do Botafogo, Flávio Tênius, explicou o momento que atravessa o goleiro paraguaio. Para ele, Gatito Fernandez tem uma qualidade natural, mas também muita disciplina para estudar os cobradores.

“Ele tem uma característica de pegar pênaltis. É muito bom nisso e confia demais nos estudos das estatísticas dos cobradores. Estuda muito os cobradores com o material de vídeo e estatísticas que disponibilizamos”, afirmou Tênius em entrevista ao UOL Esporte.

Não à toa, Gatito Fernandez ganhou a posição de titular no Botafogo mesmo após o retorno do ídolo Jefferson, recuperado de lesão grave no braço esquerdo.