Topo

Conmebol denuncia Rodriguinho e mais 3 corintianos por tumulto na Argentina

Rodriguinho foi expulso na Argentina e acabou denunciado - Gustavo Garello/AP
Rodriguinho foi expulso na Argentina e acabou denunciado Imagem: Gustavo Garello/AP

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

26/09/2017 19h28

O Tribunal de Disciplina da Conmebol denunciou os corintianos Rodriguinho, Walter, Kazim e Marciel em decorrência de Racing-ARG 0 x 0 Corinthians na última quarta-feira (20). Por situações distintas, os quatro jogadores correm risco de suspensão para torneios da Conmebol no próximo ano, o que pode atrapalhar as pretensões do clube para a disputa da Copa Libertadores 2018.

De acordo com João Zanforlin, advogado do Corinthians, Rodriguinho foi denunciado por "jogo brusco grave", razão de seu cartão vermelho no jogo com os argentinos, e pode ser suspenso de uma a três partidas.

O goleiro Walter foi enquadrado em "insultado à arbitragem" por utilizar os termos "ladrão e filho da p...", o que poderá causar suspensão de até duas partidas. O atacante Kazim e o volante Marciel, por sua vez, foram denunciados por "conduta violenta", o que pode acarretar em uma punição de até quatro jogos. Eles se envolveram em confusão com adversários na sequência do apito final e da eliminação. Nenhum desses três atletas recebeu vermelhos na partida.

Já o atacante Jô, que também foi expulso nesse jogo, não recebeu qualquer tipo de denúncia por parte do Tribunal.

Com 99,97% de chances de disputar a Copa Libertadores de 2018, de acordo com o site especializado Chance de Gol, o Corinthians apresentará um recurso até a próxima sexta-feira, período estabelecido pela Conmebol.

Além de alegar que os atletas são primários nesse tipo de incidência e que devem cumprir apenas as penas mínimas - um jogo para Rodriguinho -, Zanforlin acredita que os corintianos possam cumprir as suspensões apenas na Copa Sul-Americana de 2018, o que os deixaria livres para uma possível participação na Libertadores.

Na atual edição da Copa Sul-Americana, porém, o lateral corintiano Fagner cumpriu suspensão que era referente a um cartão vermelho recebido na Copa Libertadores. De acordo com Zanforlin, entretanto, o departamento jurídico do clube tentará livrar os jogadores baseado nos regulamentos da Conmebol de 2017.