Topo

Às vésperas da decisão, Cruzeiro alcança número mágico tão sonhado por Mano

Com motivos para sorrir, Cruzeiro chega à final da Copa em seu melhor momento - Jason Silva/AGIF
Com motivos para sorrir, Cruzeiro chega à final da Copa em seu melhor momento Imagem: Jason Silva/AGIF

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

26/09/2017 04h00

Quinto colocado do Brasileirão com 40 pontos e finalista da Copa do Brasil, precisando de uma vitória simples para erguer sua quinta taça do torneio, o Cruzeiro chega em alta para a decisão contra o Flamengo, marcada para esta quarta-feira, às 21h45, em Belo Horizonte. Sem perder há nove jogos e há mais de um mês, Mano Menezes tem motivos de sobra para comemorar o bom momento. Principalmente porque ele finalmente alcançou três vitórias seguidas, sequência que o treinador tanto destacou durante a competição e considerada por ele o "número mágico" que permite engatar na temporada.

No último domingo, o Cruzeiro somou uma trinca de vitórias pela primeira vez no Brasileirão. O triunfo por 2 a 1 diante do Atlético-GO sucedeu as vitórias diante do Bahia (1 a 0) e Chapecoense (2 a 1).

"O importante é que o Cruzeiro faz a tão sonhada terceira vitória consecutiva e, junto com o Avaí, é a única equipe da Série A que não tem derrota nas últimas cinco partidas. Por isso estamos em quinto. Por isso que a equipe vem vivendo esse momento e, não tenha dúvida nenhuma, que é, na maior parte, pela entrega dos jogadores, a consciência de representar o Cruzeiro dentro de campo. Eu vejo isso nos nossos jogadores e isso me deixa muito orgulhoso", comentou o treinador, após a partida em Goiânia.

No fim de junho, o Cruzeiro vivia altos e baixos e não conseguia engatar uma sequência positiva, o que dificultou muito sua chegada e permanência no G-6 do Brasileirão. Por isso, Mano citou a importância de vencer pelo menos três vezes seguidas para ganhar um padrão, retomar a confiança e dar fim à instabilidade, o que acabou acontecendo a partir de agosto, derrubando um tabu que já durava quatro meses. Agora, a equipe volta suas atenções para a Copa do Brasil e precisa sair de campo com os três pontos mais uma vez se quiser ser campeão durante os 90 minutos. Qualquer igualdade no Mineirão levará a decisão para os pênaltis.

"Vencer é ótimo, anima todo mundo, anima até que não vai entrar em campo na quarta-feira. Aumenta a responsabilidade dos mais titulares. É isso que queremos, um Cruzeiro unido com seu torcedor, time, seus dirigentes. Agora é voltar a atenções para quarta e pensar na tão sonhada final e na possibilidade de conquistar o título".