Topo

Empresário namorado de Zilu já negociou Muricy e trocou jogador por carro

O empresário Marco Antônio Teles está namorando Zilu Camargo - Reprodução/Instagram
O empresário Marco Antônio Teles está namorando Zilu Camargo Imagem: Reprodução/Instagram

Luiza Oliveira e Leandro Carneiro

Do UOl, em São Paulo

27/09/2017 04h00

Marco Antônio Teles ganhou holofotes nesta semana ao ser apresentado como o novo namorado de Zilu Camargo. Mas o que poucos sabem é ele é um empresário de futebol que agencia craques que brilharam nos anos 2000 e tem histórias curiosas no currículo, como o dia em que decidiu vender os direitos econômicos de um jogador de futebol para comprar um carro.

Teles começou a carreira como office boy e foi discípulo de Juan Figger, um dos agentes de futebol mais influentes da América do Sul. Ele conheceu o caminho das pedras com o mentor, que até foi seu padrinho de um casamento anterior, e aos poucos começou a andar com as próprias pernas.

Trabalhou com o atacante Edmundo e quase o levou para o Corinthians em 2001, mas uma proposta financeira mais vantajosa fez o jogador ir parar no Japão. Também foi um dos responsáveis pela transferência do pentacampeão Vampeta para o Goiás em 2006, ainda atuou na negociação do volante Amaral com o Atlético-MG em 2005 e do meia Carlos Alberto com o Figueirense, em 2015.

Marco tem jogadores que fazem parte da sua carteira de clientes ou faz parceria com outros empresários. No Fluminense, por exemplo, sempre teve bom relacionamento com Celso Barros, então presidente da Unimed. Assim, emplacou vários atletas no clube das Laranjeiras como Leandro, o lateral direito Gabriel, o volante Fabinho, o zagueiro André Luis e, mais recentemente, o atacante Walter, que hoje defende o Atlético-GO.

Também ajudou na negociação do técnico Muricy Ramalho com o clube. "O Celso Barros da Unimed me recebia muito bem. Eu já tinha o Leandro, o Gabriel, o Fabinho, André Luis. O Muricy trabalhava com o Márcio Rivellino e na época o Celso queria contratar ele. Fizemos reuniões, ele dizia: 'traz o Muricy'. Além de ser meu amigo é um grande profissional. O Branco também é muito meu amigo. O Renato Gaúcho também. Na época aprovou a contratação do Walter, disse que ele tinha muito potencial. O procurador do Walter era o Teo, o mesmo do Hulk".

Com tantos anos de futebol, ele tem histórias curiosas. Um dos casos engraçados que ele se lembra foi em meados dos anos 2000 quando tinha o sonho de ter um carro Audi A3, que fazia muito sucesso na época. Marco era dono dos direitos econômicos do volante Renato, que na ocasião jogava no Guarani e mais tarde seria campeão brasileiro pelo Santos, e decidiu vender o jogador para conseguir o carro.

“Eu queria ter um Audi A3, meu sonho era ter aquele carro, era top na época. E o Djalminha (ex-jogador) se interessou em comprar o Renato. Eu peguei a fita e falei: me dá um Audi A3 e eu te vendo o percentual do Renatinho, que estava no Guarani. Eu viajei para a Itália com o Amaral para levar a fita para o Djalma. Chego lá e tem uma fila de carros, apareceu Djalminha, Mauro Silva, Cesar Sampaio. E o Djalma perguntou: ‘quanto você quer?’ Quando voltei, apareceu o Santos interessado. Eu vendi o Renato pelo valor de dois carros. Mas eu comprei um só", brinca ele que até hoje é amigo de Djalminha.

Hoje, Marco Teles não tem muitos medalhões e prefere investir em jovens promessas. Ele tem uma equipe de olheiros que viaja pelo interior do Brasil, em regiões menos badaladas esportivamente, para observar atletas com potencial para vingar no futuro. Esses profissionais enviam o material para ele avaliar. Se aprova, viaja para acompanhar o atleta in loco. O empresário também pede conselhos de técnicos em quem ele confia, como Marcelo Veiga, e tem parceria com alguns clubes do interior de São Paulo como São Caetano e Mirassol.

"Tenho jogadores que estão envelhecendo então hoje estou fazendo muita captação e renovando o quadro, tenho muitos jogadores de talento, novos, que as pessoas indicam. Jogadores que não estão prontos, mas que em dois ou três anos vão estar brilhando", disse.

Há tantos anos no futebol, ele fez muitas amizades. Do atacante Luizão ao ex-presidente do Corinthians Andrés Sanchez, também seu padrinho de casamento, passando por Ronaldinho Gaúcho. Mas nesse tempo todo também se decepcionou. Considera que o futebol mudou muito e que hoje está bem mais difícil de surgirem novos craques.

"Mudou muita coisa. Futebol tinha mais jogador, hoje está muito mais complicado de achar talento. O futebol se tornou muito físico, deixando um pouco a habilidade de lado, está se adequando muito ao futebol europeu. O futebol brasileiro é alegre. Mas hoje mudou muito, quer trocar muito a posição, tira a criatividade", lamenta, ainda com esperanças de uma valorização do mercado com a proximidade da Copa do Mundo.

Namoro com Zilu

E foi por causa de sua profissão que ele conheceu Zilu Camargo. Os dois se encontraram pela primeira vez em 2015 em um jantar no Rio de Janeiro, na época em que o meia Carlos Alberto estava se transferindo para o Figueirense. Na mesa, estavam também presentes a apresentadora Adriana Sorrentino e a diretora Marlene Mattos que levaram Zilu. As três faziam o programa "Assim Somos", do canal a cabo E+.

“Foi em um restaurante, eu tinha feito a transferência do Carlos Alberto para o Figueirense, estávamos em um jantar, estava lá a Marlene Mattos, a Adriana Sorrentino, que me apresentou ela, mas a gente só se conheceu. Depois de muito tempo eu estava no telefone com uma amiga e essa amiga estava com ela do lado. Eu chamei ela no telefone e falei: ‘meu foco sempre foi você. Você me chamou a atenção desde o dia em que eu te vi’. Ela deu risada e fomos mantendo contato. Acabou acontecendo”, conta.

Mas a relação só ficou pública no último fim de semana quando Zilu postou uma foto do casal no Instagram. A imagem bombou na internet e já tem mais de 115 mil curtidas. Marco não gosta de expor a sua vida íntima e vê com naturalidade essa badalação.

“Para a gente é natural, eu respeito o espaço dela, ela respeita o meu espaço, a gente tenta manter com tranquilidade, honestidade, caráter, ela é uma pessoa muito especial, maravilhosa que admiro muito, graças a Deus”. Marco já até presenteou Zilu com um anel de compromisso, mas deixa no ar planos para o casamento. “Não sei, o futuro pertence a Deus. Com certeza, ela é uma pessoa do bem, simples, muito querida. Ela é demais, sem palavras”.