Topo

Volta do Palmeiras ao "passado" faz Guerra perder espaço no time de Cuca

Guerra sequer entrou nas duas últimas partidas do Palmeiras pelo Brasileirão - Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Guerra sequer entrou nas duas últimas partidas do Palmeiras pelo Brasileirão Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

27/09/2017 04h00

De atleta badalado no início de temporada para uma mera opção no momento mais decisivo do Campeonato Brasileiro. A trajetória de Alejandro Guerra no Palmeiras passa por um momento de dúvida. Antigo titular, o camisa 18 perdeu espaço no momento em que o técnico Cuca decidiu "voltar ao passado" e impor as próprias convicções para a equipe embalar na Série A.

Dono de um futebol mais cadenciado e técnico, Guerra difere do esquema adotado por Cuca nos últimos dois compromissos. O treinador optou por retomar o estilo com dois atletas de maior velocidade pelas pontas e um meio-campo mais dinâmico e versátil. Assim, o venezuelano ficou em segundo plano.

Diante do Coritiba (vitória por 1 a 0), Dudu e Keno atuaram ao lado de Deyverson no ataque, enquanto Jean, Moisés e Tchê Tchê - que atacam e defendem - formaram o meio-campo. Já no triunfo (também 1 a 0) diante do Fluminense, Willian retomou o lugar de Keno.

Esta mudança e a volta do "Porco Doido" de 2016 limitaram o espaço de Guerra. Titular entre a 20ª e 23ª rodada, justamente quando Cuca testou um esquema com quatro meio-campistas, o venezuelano sequer entrou nas duas últimas partidas. No treino da última terça-feira, por exemplo, trabalhou entre os reservas.

As opções de Cuca nas duas últimas vitórias sempre privilegiaram a velocidade e a marcação, com Róger Guedes e Thiago Santos aparecendo como nomes imediatos no banco. Até mesmo o criticado colombiano Miguel Borja ganhou oportunidade de Cuca diante de Coritiba e Fluminense.

As duas vitórias com atuações seguras, embora não brilhantes, reforçam a convicção de Cuca pela manutenção do esquema com dois pontas. Hoje, o Palmeiras tem os 11 titulares definidos para a sequência mais decisiva da temporada.

A comissão técnica estipulou os quatro próximos jogos como fundamentais para as pretensões palmeirenses na disputa pelo título nacional - a desvantagem em relação ao Corinthians é de ainda 11 pontos. Os dois grandes clubes paulistas ainda se encontram no dia 5 de novembro, na 32ª rodada.

Pelo menos diante do vice-líder Santos, no próximo sábado, a partir das 19h (de Brasília), Guerra deve seguir como apenas uma alternativa a Cuca. Os titulares, que realizaram um trabalho na Academia de Futebol na última terça, retornam ao campo nesta quarta para início de preparação tática de olho no clássico no Allianz Parque.