Topo

Como ex-goleiro Doni ajuda o Grêmio a buscar jogadores para a base

Grêmio usa aplicativo criado por Doni para captar jovens do time sub-9 ao sub-20 - Facebook/DoniSoccer
Grêmio usa aplicativo criado por Doni para captar jovens do time sub-9 ao sub-20 Imagem: Facebook/DoniSoccer

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

28/09/2017 04h00

O Grêmio busca novos jogadores para suas categorias de base com ajuda do ex-goleiro Doni. Aposentado desde 2013, o antigo camisa 1 de Corinthians, Juventude e Roma criou um aplicativo para celular que permite aos jovens divulgar vídeos de suas habilidades. O Tricolor gaúcho é o primeiro clube do país a usar o serviço atrás de novas promessas.

O app atende pelo nome de ‘Cavadinha’ e está disponível para Android e iOS. O Grêmio tem acordo temporário, mas admite que poderá firmar contrato em definitivo.

O argumento do aplicativo é dar a chance do usuário publicar vídeos e disponibilizar cadastro para ser explorado pelos clubes e empresários assinantes. O Grêmio usa a ferramenta para refinar a captação de atletas nas mais variadas categorias. Do time sub-9 até o juvenil.

Doni lançou o app em parceria com duas empresas, a DS Futebol e TecSinapse, e diz que o sistema já recebeu milhares de imagens para avaliação. O resultado, de quantos jogadores foram efetivamente captados, virá somente após o período de triagem.

Aos olhos do Grêmio, o aplicativo é mais uma maneira de aumentar sua prospecção. Recentemente, o clube gaúcho fixou um projeto digital na mesma área. O PSAV (Processo Seletivo por Análise de Vídeo), baseado no envio de vídeos por e-mail.

Anúncio de peneira do Grêmio em aplicativo criado pelo ex-goleiro Doni - Reprodução - Reprodução
Anúncio de avaliação do Grêmio aparece no aplicativo 'Cavadinha'
Imagem: Reprodução

O acordo com o ‘Cavadinha’ não atinge o PSAV. O Grêmio mantém as duas linhas de frente em paralelo. A renovação do contrato com o aplicativo será debatida após o período de testes e levará em conta os resultados e operacionalização da ferramenta.

Como funciona

O ‘Cavadinha’ exige a montagem de um perfil do candidato. Com peso, altura, perna dominante, idioma e posições no campo. Tal qual no Facebook, o usuário tem acesso a uma linha do tempo com publicações oficiais do aplicativo e também de outros usuários. Em cada uma das postagens é possível curtir, comentar e compartilhar.

No topo da tela há duas sessões: postagens e peneirões. Na sessão das peneiras a postagem atual remete ao processo de avaliação do Grêmio. O clube gaúcho e o aplicativo anunciam que o período de observação vai até 30 de setembro e envolve todas as categorias (do time sub-9 até sub-20). Com destaque para a frase “100% online no app”.

"Participe agora mesmo da Peneira do Grêmio! Desde a categoria Sub 9 até a Sub 0. Poder ser vídeo de quadra e de campo, o ideal é ser de campo, todos uniformizados. Deixe bem claro no vídeo quem é você, se necessário coloque legenda no vídeo", diz texto que complementa a postagem.

Ao clicar em “conferir” é liberado acesso a um menu onde é possível selecionar a categoria desejada. Acima fica o campo para upload do vídeo com lances do usuário. Depois disso o clube recebe a notificação e avalia os dados e imagens. Se houver interesse, o candidato é contatado e convidado para realizar testes nas instalações do clube.

A diversificação nas ferramentas para captar jovens casa bem com a atual política do Grêmio: ampliar suas atividades nas categorias de base e reforçar o status de clube formador junto ao mercado da bola. Neste ano, o Tricolor passou a usar mais jovens no time principal e negociou dois atletas que terminaram suas formações em Porto Alegre. Walace foi vendido ao Hamburgo, da Alemanha, e Pedro Rocha se transferiu para o Spartak Moscou, da Rússia.