Topo

Fla recua, não libera Vinicius Jr. para Mundial sub-17 e frustra CBF

O atacante Vinicius Júnior está fora do Mundial sub-17 pela seleção brasileira -
O atacante Vinicius Júnior está fora do Mundial sub-17 pela seleção brasileira

Pedro Ivo Almeida e Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/09/2017 13h52

Vinicius Júnior deveria ter se apresentado nesta sexta-feira (28) à seleção brasileira sub-17 para a disputa do Mundial da categoria. Isso, no entanto, não aconteceu. O Flamengo não liberou o atacante e contou com o apoio do Real Madrid, clube que o comprou por R$ 164 milhões. A situação frustrou a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), especialmente a comissão técnica que está na Índia, já que uma preparação foi montada com a expectativa de que participasse do torneio.

Porém, havia um acordo prévio entre o Rubro-negro e a entidade. Na avaliação do Flamengo, sem o título da Copa do Brasil, o clube não pode abrir mão de alguns dos principais jogadores enquanto ainda busca o principal objetivo do ano: uma vaga na Copa Libertadores de 2018. Com Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro em curso, a diretoria da Gávea optou por manter Vinicius Júnior.

Flamengo, Real Madrid e atacante consideraram que a disputa do Mundial sub-17 não representaria evolução. Edu Gaspar, coordenador de seleções da CBF, esteve pela manhã no CT Ninho do Urubu para acompanhar os treinos de Renato Augusto e Diego Tardelli, que se apresentam à seleção principal. Ele também conversou com o diretor executivo Rodrigo Caetano.

Apesar de a CBF não ter aprovado, procurou entender o lado do clube e do atleta. O técnico Reinaldo Rueda disse que a decisão de não liberar Vinicius Júnior foi tomada em conjunto.

“Foi uma situação analisada com diretoria, comissão e Vinicius. Queremos o melhor para o jogador, mas ele não participou das semanas de preparação. Ele sabe que pode chegar e ajudar, mas quer respeitar isso. Reconhece que a seleção tem bons jogadores, porém, ficará conosco”, encerrou.