Topo

CBF faz árbitros criarem jogadas no campo em treino para uso do vídeo

Do UOL, em São Paulo

02/10/2017 20h08

O curso promovido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para capacitar árbitros e assistentes ao uso do vídeo para auxiliar nas decisões de campo teve uma inversão de papéis nesta segunda-feira (2). Os times de arbitragem foram a campo planejar e executar jogadas, para que os instrutores e supervisores do curso avaliassem os lances na sala dos monitores.

De acordo com a CBF, o objetivo da atividade foi "que cada um ambientasse com as diferentes funções". O treino aconteceu em Águas de Lindoia, em São Paulo.

"Os instrutores ocuparam o lugar do árbitro de vídeo em determinado período do treino para que a gente tivesse a perfeita noção de como as coisas se passavam", disse o instrutor Manoel Serapião, que atuou por 20 minutos como árbitro de vídeo, ao site da CBF. "A questão da ansiedade, do apoio tecnológico... Porque a gente passa para a pele deles. Quando passamos pela dificuldade, compreendemos a dificuldade do outro".

A CBF tomou a decisão de acelerar a implantação do árbitro de vídeo no Campeonato Brasileiro após o jogo entre Corinthians e Vasco, em em 17 de setembro, quando o centroavante Jô fez com o braço o gol da vitória do time paulista. Até o momento, nenhuma partida da competição fez uso da tecnologia.