Topo

Após 23 anos, Perrella conhece sua primeira derrota política no Cruzeiro

Após 23 anos, presidência não terá irmãos Perrella nem candidatos indicados por eles - Washington Alves/Vipcomm
Após 23 anos, presidência não terá irmãos Perrella nem candidatos indicados por eles Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

03/10/2017 04h00

A vitória de Wagner Pires na última segunda-feira vai interromper uma hegemonia e influência dos irmãos Perrella que já passava de 23 anos no Cruzeiro. Apesar de a cadeira principal estar ocupada por Gilvan de Pinho Tavares, o atual mandatário chegou ao cargo como vice de Zezé Perrella e por indicação do mesmo. Porém, a partir de 2018, nem Zezé e tampouco Alvimar, seu irmão, terá um presidente apoiado por eles no poder. Com a derrota de Sérgio Rodrigues, candidato da oposição, Zezé encarou seu primeiro revés em mais de duas décadas disputando eleições na entidade estrelada.

A dinastia da família Perrella teve início em 1995 quando Zezé ganhou sua primeira eleição. Sua trajetória no clube durou até 2002 e rendeu mais de dez taças, sendo a Copa Libertadores e duas Copas do Brasil como as mais importantes. Ao sair, passou o bastão para seu irmão, Alvimar, que começou com o pé direito, vencendo a inédita Tríplice Coroa. Alvimar esteve à frente da entidade até o ano de 2008, quando Zezé retornou e iniciou sua segunda passagem.

Em 2011, Zezé preferiu se dedicar integralmente à carreira política e optou por deixar o Cruzeiro. Antes de sair, deixou como sucessor Gilvan de Pinho Tavares, na época seu vice e eleito novo presidente do clube. Ali terminava a dinastia dos Perrellas na cadeira principal, mas não a influência e aliança dos irmãos com os principais homens da instituição.

Mais recentemente, Perrella, já como senador, chegou a anunciar sua candidatura para a disputa das eleições e assim buscar a presidência do clube pela terceira vez, sucedendo Gilvan. Contudo, acabou desistindo do pleito depois de ter seu nome envolvido nos desdobramentos da operação Lava Jato. Fora da briga, não apoiou a continuação da atual gestão e declarou seu apoio a Sérgio Rodrigues, mas não verá seu aliado comandando o clube a partir do próximo ano.

Eleição foi a mais apertada dos últimos anos

A vitória de Wagner Pires de Sá sobre Sérgio Rodrigues registrou a eleição mais apertada dos últimos anos no Cruzeiro. Em 2011, Gilvan, na época vice de Perrella, venceu o concorrente Alberto Rodrigues por 391 a 48. Três anos mais tarde, o mandatário foi reeleito de forma unânime e em chapa única. Já em 2008, Zezé Perrella iniciou sua segunda passagem pela entidade (já havia presidido entre 1995 e 2002) superando Márcio Rodrigues por 375 a 49.

Nova eleição marcada para o próximo mês

Apesar de ter seu candidato derrotado nas urnas, Zezé voltará a disputar uma eleição no próximo mês, agora para presidente do conselho deliberativo do Cruzeiro. O evento será realizado no dia 7 de novembro e Perrella tentará novamente superar um indicado de Gilvan, que dessa vez apoia Fernando Torquetti.