Topo

Destaque do Napoli entra na mira de Tite, que avalia disputa com a Itália

Jorginho em ação pelo Napoli: na mira da seleção brasileira  - Francesco Pecoraro/Getty Images
Jorginho em ação pelo Napoli: na mira da seleção brasileira Imagem: Francesco Pecoraro/Getty Images

Dassler Marques e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Teresópolis (RJ)

04/10/2017 14h35

O Napoli-ITA é a sensação do Campeonato Italiano e, embora ainda não tenha tido nenhum jogador chamado à seleção brasileira, está na mira da comissão técnica de Tite. Mais especificamente o volante Jorginho, que tem 25 anos e é um dos expoentes da equipe dirigida pelo treinador Maurizio Sarri. 

Na lista de jogadores constantemente monitorados pela comissão brasileira, Jorginho é visto como uma das alternativas caso o titular Casemiro ou seu reserva imediato, Fernandinho, tenham algum tipo de impossibilidade. Meio-campista mais defensivo do Napoli, ele tem chamado a atenção do treinador Tite pela capacidade de distribuição de jogo, evolução física e consistência dentro da última e da atual temporadas europeias. 

Há um ponto importante no que diz respeito a Jorginho. Ele já foi convocado pela seleção italiana, mas não foi a campo em partidas oficiais, e dessa forma ainda está disponível caso a CBF opte por um chamado. No planejamento da comissão de Tite, entretanto, esse tipo de situação ainda não é levado em conta. Caso o treinador avance e decida por uma convocação, o jogador será contatado para apresentar sua posição. 

Hoje, a comissão técnica de Tite trata abertamente as duas posições de primeiro volante como muito bem encaminhadas para a Copa do Mundo. Jorginho, caso fosse chamado para os amistosos do Brasil em novembro ou março, estaria ciente de que aceitar a oportunidade com a camisa brasileira, sem garantias de jogar o Mundial, fecharia de vez as portas na Itália.

Catarinense de Imbituba, ele nunca atuou por equipes em seu país de origem e vive há uma década em território italiano. Em entrevista à Rádio Bandeirantes há pouco mais de três anos, Jorginho disse que sonhava jogar com a camisa da Squadra Azzurra.  "Sonho em jogar pela Itália. A seleção nacional é consequência do que você faz no clube, e eu estou fazendo bem no Napoli”, afirmou o volante, que chegou a ser chamado por Antonio Conte para a última Eurocopa, mas acabou cortado. 

Embora já tenha praticamente se definido por Casemiro e Fernandinho, Tite ainda não conseguiu encontrar uma terceira opção para essa vaga. No início do trabalho, chegou a testar o então atleticano Rafael Carioca, hoje descartado. Também avaliou David Luiz e Rodrigo Caio, zagueiros de origem mas aptos à posição. Além de Jorginho, a comissão brasileira afirma ter outros nomes em seu radar para essa vaga.

Jorginho é rei dos passes no futebol italiano

O destaque de Jorginho no Campeonato Italiano não é recente e já fez com que ele liderasse o ranking de principais passadores da Europa no ano passado. Uma estatística recente também mostrou que o volante catarinense registrava as nove maiores marcas de bolas recebidas da primeira divisão local dentro da série histórica abrangida pelo site especializado Opta. No último fim de semana, o site Squawka registrou que ele acertou 65 passes de 65 tentativas em 45 minutos contra o Cagliari. 

O que agrada também a comissão de Tite é a evolução de Jorginho. Até pouco tempo, segundo o raio-x traçado pelos auxiliares, Sarri não se mostrava 100% confiante em colocar o brasileiro nos jogos mais duros, uma resistência que foi quebrada nessa temporada. Também volante titular do Napoli, o ex-vascaíno Allan hoje não está dentro do radar com aproximadamente 50 brasileiros monitorados pela seleção, que avalia haver nomes em melhor condição para esse papel.

O Napoli, como um todo, hoje vive momento especial e quebra recordes. No fim de semana, alcançou a sétima vitória em sete jogos na temporada, e lidera a competição à frente da atual hexacampeã Juventus. Se contabilizados os números de 2016/17, o total de vitórias é atualmente de 12, com um desempenho ofensivo notável de ao menos três gols marcados em 11 jogos seguidos. Quase sempre, a partir de um primeiro passe do volante Jorginho.