Topo

Grêmio demite técnico do time de transição após queda na Copa FGF

Felipe Endres deixou o comando do time de transição do Grêmio - Divulgação/Grêmio
Felipe Endres deixou o comando do time de transição do Grêmio Imagem: Divulgação/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

04/10/2017 10h05

O Grêmio demitiu Felipe Endres e Luis Paulo Peixoto de Lima, o Bugre. Os dois eram treinador e auxiliar técnico do chamado time de transição do clube gaúcho, um grupo que reunia atletas oriundos da base e contratações sem espaço no elenco principal. A saída deles acontece dias depois do Tricolor ser eliminado nas quartas de final da Copa FGF.

Endres e Bugre comandaram o Grêmio que perdeu duas vezes para o Cruzeiro-RS. Ambos os placares foram 3 a 2, tanto em Eldorado do Sul, com mando do Tricolor, como em Gravataí.

A ideia do clube é reformular a comissão técnica que lida com o grupo de apoio ao elenco treinado por Renato Gaúcho. O chamado time de transição chegou a jogar partidas da Primeira Liga e reforçou o time que entrou em campo em algumas rodadas do Brasileirão.

Felipe Endres, no início do ano, quase parou na comissão técnica principal. Após a saída de James Freitas, auxiliar fixo do Grêmio que foi para o Cruzeiro, os dirigentes pensaram no nome do jovem para atuar ao lado de Renato Portaluppi e Alexandre Mendes, auxiliar técnico. A promoção acabou não se confirmando.

Na Copa FGF, esse ano nomeada Paulo Sant’Ana em homenagem ao jornalista gaúcho falecido recentemente, o Grêmio não fez boa campanha. Antes de ser eliminado precocemente, o time passou em terceiro lugar na fase de grupos e eliminou o TAC nos pênaltis.

O grupo de transição tem servido diariamente para dar ritmo a jogadores sem espaço no time titular. Nomes como Jean Pyerre, Patrick, Dionathã, Conrado, Kaio, Jadson, Jael e Beto da Silva chegaram a atuar sob o comando de Endres antes de ganharem chance com Renato.