Topo

Argentina, Paraguai e Uruguai se candidatam como sede conjunta da Copa-2030

Juan Mabromata/AFP
Imagem: Juan Mabromata/AFP

Do UOL, em São Paluo

04/10/2017 14h21

O trio Argentina, Paraguai e Uruguai oficializou nesta quarta-feira (4) a candidatura para receber a Copa do Mundo de 2030. O anúncio ocorreu depois do almoço realizado na Casa Rosada, em Buenos Aires com a presença dos presidentes Mauricio Macri (Argentina), Horacio Cartes (Paraguai), Tabaré Vázquez (Uruguai), Gianni Infantino (Fifa) e Alejandro Domínguez (Conmebol).

A proposta é realizar o aniversário de 100 anos do torneio no Uruguai, país que recebeu o primeiro Mundial em e 1930. O anúncio oficial foi em uma entrevista coletiva no início desta tarde, por volta das 14h30 (de Brasília).

"A ideia original veio do Uruguai e levou 40 segundos para dizermos sim", disse o presidente da Argentina, Mauricio Macri.

"E quando o Paraguai foi indicado, levou mais 40 segundos para concordar. O Uruguai também foi muito positivo em relação à sua inclusão e acho que isso dá mais poder à candidatura."

"Sabemos que existem outros países que desejam, mas acho que o aniversário de 100 anos da primeira Copa do Mundo no Uruguai torna a região uma perspectiva muito atrativa", afirmou o presidente do Paraguai, Horácio Cartes.

As fontes do jornal “Clarín” apontam que a Argentina terá um total de oito sedes, enquanto Paraguai e Uruguai terão duas cada. A partida de abertura e a decisão do torneio seriam em solo argentino. No entanto, a posição oficial dada pelos presidentes na entrevista é de que a candidatura provavelmente envolveria dois ou três estádios no Paraguai e Uruguai e seis a oito estádios na Argentina.

Enquanto o Uruguai foi sede da primeira edição da Copa, a Argentina recebeu o evento em 1978. Nas duas ocasiões, o time da casa sagrou-se campeão do mundo pela primeira vez na história. Já o Paraguai nunca foi sede, nem campeão do torneio.

Se eleito como sede, o trio sul-americano pode se tornar o terceiro grupo de países a dividir uma Copa do Mundo. Os primeiros foram Coreia do Sul e Japão, em 2002. Já em 2026, Estados Unidos, México e Canadá despontam como favoritos para receber o evento.