Tite "sonhava" com T. Silva titular. Contra Bolívia, a chance enfim chegou

Dassler Marques e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Teresópolis (RJ)

  • Pedro Martins/ MoWa Press

    Tite confirmou zagueiro do PSG ao lado de Miranda para duelo na Bolívia

    Tite confirmou zagueiro do PSG ao lado de Miranda para duelo na Bolívia

Tite, enfim, escalou aquele zagueiro que pensa ser um dos titulares em sua equipe ideal. Após pouco mais de um ano de trabalho, o treinador da seleção brasileira promoveu Thiago Silva ao time principal para atuar ao lado de Miranda no duelo da próxima quinta-feira (5), contra a Bolívia, em La Paz.

A retomada da titularidade ocorre justamente no momento que Thiago volta a ser alvo de elogios na imprensa europeia. Na última semana, após a vitória sobre o Bayern de Munique, o zagueiro do Paris Saint-Germain foi eleito para a seleção da rodada da Liga dos Campeões da Europa e destaque nos principais noticiários.

Tite não se baseia apenas no que lê. Na cabeça do treinador, Thiago Silva já é acima da média há algum tempo. Em conversas com pessoas mais próximas, o técnico da seleção costuma rasgar elogios ao atleta. A amigos que acompanhavam um treino da seleção recentemente, Tite pediu atenção à movimentação do zagueiro.

Faltava, no entanto, a chance ideal para testar o "capita", como ele ainda é chamado por alguns companheiros, entre os titulares. Miranda e Marquinhos seguiam bem na equipe principal e não davam espaço para uma possível mexida.

Na última segunda (2), a chance chegou. Titular até então, Marquinhos não treinou com bola, apenas correndo ao redor do gramado acompanhado da preparação física. Na terça, mesmo com Marquinhos liberado, Thiago recebeu o colete de titular. Em meio a testes do treinador de olho na Copa do Mundo, era a oportunidade que faltava.

"Preciso consolidar a equipe para o Mundial. Temos atletas de altíssimo nível. Marquinhos e Miranda fizeram oito jogos juntos. Marquinhos e Thiago fizeram um jogo e meio na seleção. Miranda e Thiago fizeram apenas meio jogo. O que tenho de fazer? Prepará-los. Preciso ser inteligente para preparar atletas de alto nível para situações, que podem ser por cartão, por lesão, por várias coisas. E farei isso agora", explicou Tite.

A chance a Thiago ocorre naquele que o atleta considera "o melhor momento da carreira" aos 33 anos. Animado com a chance real de disputar a terceira Copa, ele ainda viu o PSG ganhar relevância dentro do cenário europeu ao contratar dois de seus melhores amigos, Neymar e Daniel Alves.

Além do jogo contra a Bolívia, a seleção tem mais cinco jogos até a lista final para o Mundial, quando Tite confirmará seus zagueiros para a Rússia. Thiago, Miranda e Marquinhos serão avaliados nos jogos contra Chile, Japão, Inglaterra, Alemanha e Rússia.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos