Barça defende diálogo e diz que continuará nas competições da Espanha

Do UOL, em São Paulo

  • Enrique Calvo/Reuters

O Barcelona se manifestou nesta quinta-feira (5) sobre a tensão vivida entre a Espanha e a Catalunha. Em nota oficial, o clube pede que seja aberto "um processo de diálogo e negociação para encontrar soluções políticas para a situação" e afirma que continuará disputando as competições.

"Somo mais que um clube. E, por isso, devemos apoiar nossa gente nessa circunstância tão difícil que estamos vivendo", diz o clube em nota.

O referendo realizado no último domingo (1º) que questionava a população catalã quanto a se separar do restante da Espanha terminou com quase 900 pessoas feridas. O comparecimento às urnas foi de apenas 42%, com o "sim" vencendo por larga margem: 90% dos votos.

A expectativa é que a Catalunha declare sua independência de maneira unilateral ainda nesta semana. O presidente regional Carles Puigdemont disse que o ato deve acontecer assim que os votos terminarem de ser computados.

Confira a nota oficial do Barcelona:

Catalunha vive nestes dias um dos momentos mais transcendentais de sua história recente.

O Barcelona, como uma das entidades referências do país, pede que seja aberto um processo de diálogo e negociação para encontrar soluções políticas para a situação que vive a Catalunha, desde o máximo respeito à vontade majoritária dos cidadãos catalãs para decidirem seu futuro.

Somo mais que um clube. E, por isso, devemos apoiar nossa gente nessa circunstância tão difícil que estamos vivendo.

Por causa disso, aderimos à Comissão Independente para a Mediação, Diálogo e Conciliação, organizada pelo ilustre Colégio de Advogados de Barcelona.

Junto com outras entidades da sociedade civil, queremos ajudar a construir uma ponte de diálogo que contribua para resolver este conflito de maneira consensual e pacífica.

Conversando as pessoas se entendem.

O Barcelona também exige respeito. Como instituição comprometida com os valores do diálogo e a convivência, considera que qualquer manifestação pública tem que contribuir para a construção do espaço de diálogo necessário, sempre respeitando a livre expressão dos cidadãos da Catalunha.

Para superar esta crise, é indispensável o envolvimento de todos, da nossa responsabilidade e da nossa função social. Neste caso, defenderemos a reinvindicação deste diálogo, institucionalmente, onde seja necessário, e esportivamente, competindo em nossas diversas competições.

E, como sempre, buscando ganhar todos os títulos.

Será nossa maneira de explicar ao mundo a realidade que vive a Catalunha, e de renovar nosso compromisso com a sociedade e suas liberdades, um compromisso cujo o Barça tem sido fiel em seus 118 anos de história.

Viva o Barça e viva a Catalunha.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos