Inglaterra arranca vitória nos acréscimos sobre a Eslovênia e vai à Copa

Do UOL, em São Paulo

  • Frank Augstein/AP

    Artilheiro Harry Kane comemora gol no jogo que selou a classificação inglesa

    Artilheiro Harry Kane comemora gol no jogo que selou a classificação inglesa

A Inglaterra dependia só de uma vitória sobre a Eslovênia nesta quinta-feira (5), em Wembley, para garantir a classificação para a Copa do Mundo de 2018 sem depender de outros resultados. E conseguiu o objetivo no final: apesar de uma atuação fraca, arrancou uma vitória por 1 a 0 nos acréscimos, com gol de Harry Kane, e carimbou a vaga no Mundial da Rússia.

Com a classificação, a Inglaterra é a 10ª equipe a confirmar presença na Copa. Já estão garantidos o Brasil, o Irã, o Japão, o México, a Bélgica, a Coreia do Sul, a Arábia Saudita e a Alemanha, além do país-sede Rússia.

Também nesta quinta, a Escócia conseguiu uma importante vitória sobre a Eslováquia, por 1 a 0. O grupo F das Eliminatórias da Europa, agora, tem a Inglaterra assegurada em primeiro com 23 pontos, seguida de Escócia (17), Eslováquia (15) e Eslovênia (14). Essas três seleções brigarão pelo segundo lugar da chave, que pode dar uma vaga na repescagem.

Os ingleses tomaram a iniciativa do jogo desde o início, mas criaram poucas chances diante de uma defesa sólida e bem postada da Eslovênia. O time sentiu falta do camisa 10 Dele Alli, suspenso após fazer um gesto obsceno durante o jogo contra a Eslováquia, na rodada passada, e a bola pouco chegou ao centroavante Harry Kane.

No segundo tempo, a Inglaterra subiu o ritmo e chegou a ameaçar o goleiro Oblak algumas vezes, mas pecou na pontaria. A Eslovênia aprontou alguns sustos no contra-ataque, mas, mesmo precisando da vitória, passou quase o jogo todo se defendendo. Já nos acréscimos, Kane balançou a rede.

Na última rodada do grupo, a Inglaterra cumpre tabela contra a Lituânia, já eliminada, fora de casa. Já a Eslovênia recebe a Escócia em um confronto direto pelo segundo lugar, enquanto a Eslováquia enfrenta a também eliminada Malta, em casa. Os oito melhores segundos colocados entre os nove grupos das Eliminatórias vão para a repescagem, que define as últimas quatro vagas da Europa no Mundial.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos