Topo

Santos aposta em Léo Cittadini para 2018 e vê meia inegociável

Profissionais do Santos acreditam que "colherão frutos" de Cittadini em 2018 - Ivan Sorti/SantosFC
Profissionais do Santos acreditam que "colherão frutos" de Cittadini em 2018 Imagem: Ivan Sorti/SantosFC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

05/10/2017 04h00

A diretoria do Santos já possui uma espécie de pré-lista de dispensas para a temporada 2018. Entre diversos reservas que serão negociados ou dispensados, um nome será poupado do “facão”. Trata-se do meia Léo Cittadini, revelado nas categorias de base do clube e que nunca se firmou na equipe santista.

Cittadini já teve muitas chances de atuar no decorrer dos jogos e até de entrar como titular na vaga de titulares lesionados ou suspensos, mas nunca encantou a torcida santista. Ainda assim, o UOL Esporte apurou que integrantes de comissão técnica e diretoria acreditam que o atleta está pronto para dar “frutos” na próxima temporada.

Eles avaliam que, depois de anos de investimentos e perseverança, Léo Cittadini atingiu fisicamente o “perfil de jogador” somente neste ano. O estilo franzino do meia o prejudicava em campo. Mais forte, o “prata da casa” santista também está mais maduro como homem, segundo membros da comissão técnica.

Hoje, o atleta de 23 anos pesa 70 kg e ganhou bastante massa muscular. Tecnicamente, Cittadini sempre foi elogiado nos bastidores do clube, desde as categorias de base. Em 56 jogos pelo Santos, marcou apenas dois gols.

Um dos que mais apostaram no jogador, o técnico Dorival Júnior é quem leva o crédito por ter descoberto a verdadeira posição de Léo Cittadini, de acordo com os profissionais do clube. Na base, o jovem sempre atuou como meia armador, mas acabou deslocado por Dorival para a posição de segundo volante na chegada aos profissionais. É nesta função que todos querem apostar no atleta para 2018.

Léo Cittadini é inegociável hoje

A esperança dos santistas em colher frutos com Léo Cittadini se confirmou há poucos meses, quando o jogador esteve na mira do São Paulo. Além de Dorival Júnior, o seu filho e auxiliar, Lucas Silvestre, também é fã da revelação santista.

O Santos ainda rejeitou três propostas do exterior por Cittadini: Chievo, da Itália, Strasbourg, da França, e Moreirense, de Portugal. O clube português fez uma proposta de empréstimo gratuito de um ano, com opção de compra no valor de 2,5 milhões de euros (R$ 9,4 milhões).

O Chievo, por sua vez, chegou a receber representantes do jogador em Verona, na Itália, mas nem a cidadania italiana de Cittadini facilitou a transferência. O Santos recusou novamente uma proposta por empréstimo gratuito, com opção de compra cujos valores não foram revelados. Já o clube francês recuou após saber o montante pedido pelos santistas.

Léo Cittadini operou o ombro esquerdo na última segunda-feira e só volta aos gramados em 2018. Ele sofreu a lesão no dia 15 de setembro, em um treino do Santos antes de enfrentar o Botafogo, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. No dia seguinte, ele atuou contra o time carioca, mas foi substituído por conta das dores e não jogou mais.