Espanha confirma vaga direta na Copa; Itália tropeça e aguarda repescagem

Do UOL, em São Paulo

  • Alberto Saiz/AP

Com certa tranquilidade, a Espanha venceu a Albânia por 3 a 0 nesta sexta-feira (6) e confirmou sua vaga direta na Copa do Mundo de 2018, já que a Itália, que também está no grupo G, só empatou com a Macedônia por 1 a 1 no mesmo horário. As Eliminatórias Europeias chegam à última rodada com o seguinte cenário: os espanhóis têm cinco pontos a mais que os italianos e estão totalmente garantidos no Mundial da Rússia.

Na segunda-feira (9), a Espanha apenas cumprirá tabela contra Israel – mesmo se for derrotada, não perde a vaga direta na Copa. A Itália está praticamente confirmada na repescagem, mas ainda buscará a vitória sobre a Albânia para evitar um desastre. São nove grupos no total, mas apenas os oito melhores segundos colocados vão brigar entre si.

Contra a Macedônia, o time azzurri abriu o placar com Chiellini, mas sofreu o empate de Trajkovski. A curiosidade é que o goleiro Buffon já usou o novo uniforme italiano, projetado para a Copa do Mundo que a Itália pode não disputar.

Espanha conta com gols 'brasileiros', mas Piqué divide torcida

Vitória "brasileira"

Heino Kalis/Reuters

Como era de se esperar, a seleção espanhola foi muito superior em relação ao modesto time da Albânia. E o fez com leves tons verde e amarelo: o brasileiro naturalizado Rodrigo Moreno, que defende o Valencia, abriu o placar aos 15 do primeiro tempo, quando recebeu um lançamento de Isco, na medida, dominou no peito e tocou de esquerda para o fundo da rede.

Antes disso, ele já havia esbarrado no "quase" logo aos cinco minutos, mas errou o gol defendido por Berisha. Pouco depois, ele cabeceou para o chão e viu a bola raspar a trave. Rodrigo tem apenas 26 anos, mas deixou o Brasil muito cedo, quando ainda defendia a base do Flamengo. O atacante, por sinal, é filho do ex-lateral rubro-negro Adalberto. Foi convocado porque Morata, do Chelsea, está machucado, e Diego Costa, do Atlético, não está na melhor forma física.

O segundo gol foi de Isco, mas vamos ignorá-lo momentaneamente para falar do terceiro. Também brasileiro e naturalizado espanhol, Thiago Alcântara fechou a conta do placar ainda aos 26 do primeiro tempo – vale ressaltar que a Espanha realmente fez seu trabalho com tranquilidade – com um cabeceio no cantinho do gol, indefensável para Berisha.

Brincadeira de criança

A Espanha fez o que quis e como quis. O melhor exemplo disso é o segundo gol, marcado por Isco aos 23. De pé em pé e com tranquilidade, a bola passou por Koke e sobrou limpa para o meia do Real Madrid, que concluiu bem o suficiente para receber alguns elogios.

Holofotes sobre Piqué

Jose Jordan/AFP

A manifestação de Piqué a favor da independência da Catalunha gerava curiosidade: como a torcida espanhola se comportaria quando o zagueiro voltasse a defender a seleção? A resposta veio nesta sexta: o povo valenciano de Alicante, onde aconteceu o jogo contra a Albânia, pareceu dividido sobre o jogador, substituído aos 14 do segundo tempo por Nacho Fernández.

A saída do jogador dividiu os torcedores entre sonoros aplausos e vaias, que já o perseguiam desde o apito inicial. Isso parece ter mexido um pouco com a cabeça do craque do Barcelona, que errou algumas vezes na saída de bola e quase comprometeu o sossego da Espanha. Por sorte, o modesto time da Albânia não conseguiu ser efetivo nos lances que ganhou de presente do zagueiro.

Para piorar o que já estava complicado, Piqué ainda segurou o adversário Sadiku e recebeu cartão amarelo. A punição o deixa de fora da última rodada das Eliminatórias Europeias, a ser disputada contra Israel na segunda-feira (9).

Não deu

A Albânia chegou nesta sexta-feira com uma mínima chance de se classificar para a Copa. Para isso, no entanto, teria que vencer Espanha e Itália nas últimas duas rodadas, de modo que o placar desta tarde tornou o sonho impossível de uma vez por todas. Mas a modesta seleção quase saiu do zero aos 24 do primeiro tempo, quando Llullaku tocou de cabeça e atingiu o travessão espanhol.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos