Topo

"MMAlison" muda estilo para perder apelido e pode ganhar até renovação

Alison mudou o seu estilo de jogo e só recebeu um cartão amarelo em 17 jogos - Ivan Storti/SantosFC
Alison mudou o seu estilo de jogo e só recebeu um cartão amarelo em 17 jogos Imagem: Ivan Storti/SantosFC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

06/10/2017 04h00

A carreira do volante Alison mudou nos últimos meses. De esquecido, sem jogar uma partida pela equipe santista em 2017 e até emprestado ao Red Bull, o jogador virou titular do clube alvinegro no meio-campo. Neste contexto, o estilo de jogo do atleta também mudou em campo, fato que pode valer até uma renovação contratual.

Até a chegada de Levir Culpi, Alison se destacava pela raça em campo e até pelo exagero de faltas, postura que rendeu a ele o apelido de “MMAlison” entre os torcedores do Santos. O volante nunca escondeu que sempre tentou se livrar da brincadeira. E agora está bem próximo disso.

Alison não faz mais faltas desnecessárias e reduziu o número de cartões em campo. Em 2014, por exemplo, último ano em que defendeu o Santos com mais frequência, o volante recebeu 15 cartões amarelos em 38 jogos disputados. Nesta temporada, o jogador recebeu apenas uma advertência em 17 partidas.

O atleta mudou o seu estilo de jogo. Antes ele era apenas um volante de contenção, um “brucutu”, no linguajar vulgar do futebol. Hoje, Alison arrisca passes de efeito, apoia o ataque e, inclusive, finaliza para o gol de fora da área.

O técnico Levir Culpi e o experiente Renato são os principais responsáveis pela evolução de Alison. O treinador é fã dos trabalhos técnicos em campo reduzido e, nestes treinos, ele cobra manutenção da posse de bola e toques rápidos.

Renato, por sua vez, ensina Alison a se posicionar melhor para correr menos. O experiente volante de 38 anos também aconselha o novo titular a evitar corridas desenfreadas e botes secos, o que tem ajudado o jogador a evitar faltas precipitadas, principal defeito de Alison no início de carreira.

O bom futebol do volante e a titularidade absoluta fazem a diretoria apostar no jogador para a próxima temporada. O volante está fora da lista de dispensas para 2018 e, inclusive, pode estender o seu contrato, que termina em 30 de junho de 2018.

Alison virou titular após a saída de Thiago Maia para o Lille, da França. Ele ganhou a concorrência do experiente Leandro Donizete. O volante santista foi promovido ao elenco profissional em 2011 e soma 117 jogos, com dois gols marcados.