Topo

O dia em que um lateral brasileiro deixou Seedorf e Gattuso no chão

Lateral brasileiro Júnior em ação pelo Parma em 2002 - Grazia Neri/Getty Images - Grazia Neri/Getty Images
Júnior em ação pelo Parma em 2002
Imagem: Grazia Neri/Getty Images

Alexandre Sinato e Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

06/10/2017 04h00

Imagine ser perseguido por Seedorf e Gattuso no auge da forma e, além de não perder a bola, deixar os dois meio-campistas no chão. A tarefa parece, no mínimo, muito difícil, mas um brasileiro fez isso com maestria. A façanha foi do ex-lateral-esquerdo Júnior, pentacampeão mundial pela seleção, quando ele defendia o Parma e enfrentou o Milan.

Como mostra o vídeo acima, Júnior não se intimidou com a pressão que Seedorf fez sobre ele na saída de bola. O brasileiro, na verdade, sabia que o craque holandês jogava limpo e, por isso, abusou dos dribles.

“O Seedorf sempre foi um cara muito correto nesse tipo de lance, acho que ele nem sabia dar porrada. Se fosse o Gattuso no início da jogada com certeza faria a falta, mas o Seedorf eu fui driblando de um lado para o outro e ele não desistia. Com o Gattuso não dava para fazer isso, não”, relembrou Júnior, dando risada.

O lateral abusou da paciência de Seedorf, mas na hora de encarar o volante italiano apenas fugiu do carrinho. “Passar pelo Gattuso naquela época era muito difícil. Ele era parecido com o Amaral [ex-Corinthians e Palmeiras], mas pior”, comparou.

O lance marcou Júnior, mas a vitória marcou mais. Afinal, o Milan era um dos times mais poderosos do mundo naquela época. A partida foi disputada na temporada 2002-2003 e o Parma venceu por 1 a 0. Além de Gattuso e Seedorf, o Milan tinha jogadores como Rivaldo, Maldini, Dida, Inzaghi e Shevchenko e conquistaria a Liga dos Campeões naquela temporada.

“Ganhar deles era uma coisa sensacional, então aquele jogo foi muito bom. Vencemos com um gol do Adriano”, recordou Júnior, citando o centroavante que depois ganharia o apelido de Imperador na Itália. E o gol de Adriano (veja no vídeo acima) foi com estilo, de calcanhar, para fechar com chave de ouro a bela apresentação de Júnior e companhia.