O dia em que um lateral brasileiro deixou Seedorf e Gattuso no chão

Alexandre Sinato e Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

Imagine ser perseguido por Seedorf e Gattuso no auge da forma e, além de não perder a bola, deixar os dois meio-campistas no chão. A tarefa parece, no mínimo, muito difícil, mas um brasileiro fez isso com maestria. A façanha foi do ex-lateral-esquerdo Júnior, pentacampeão mundial pela seleção, quando ele defendia o Parma e enfrentou o Milan.

Como mostra o vídeo acima, Júnior não se intimidou com a pressão que Seedorf fez sobre ele na saída de bola. O brasileiro, na verdade, sabia que o craque holandês jogava limpo e, por isso, abusou dos dribles.

Grazia Neri/Getty Images
Júnior em ação pelo Parma em 2002

"O Seedorf sempre foi um cara muito correto nesse tipo de lance, acho que ele nem sabia dar porrada. Se fosse o Gattuso no início da jogada com certeza faria a falta, mas o Seedorf eu fui driblando de um lado para o outro e ele não desistia. Com o Gattuso não dava para fazer isso, não", relembrou Júnior, dando risada.

O lateral abusou da paciência de Seedorf, mas na hora de encarar o volante italiano apenas fugiu do carrinho. "Passar pelo Gattuso naquela época era muito difícil. Ele era parecido com o Amaral [ex-Corinthians e Palmeiras], mas pior", comparou.

O lance marcou Júnior, mas a vitória marcou mais. Afinal, o Milan era um dos times mais poderosos do mundo naquela época. A partida foi disputada na temporada 2002-2003 e o Parma venceu por 1 a 0. Além de Gattuso e Seedorf, o Milan tinha jogadores como Rivaldo, Maldini, Dida, Inzaghi e Shevchenko e conquistaria a Liga dos Campeões naquela temporada.

"Ganhar deles era uma coisa sensacional, então aquele jogo foi muito bom. Vencemos com um gol do Adriano", recordou Júnior, citando o centroavante que depois ganharia o apelido de Imperador na Itália. E o gol de Adriano (veja no vídeo acima) foi com estilo, de calcanhar, para fechar com chave de ouro a bela apresentação de Júnior e companhia.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos