Topo

Torcedor do Coritiba que ofendeu zagueiro na web é indiciado por racismo

Zagueiro Marcio procurou a polícia após ofensas racistas - Instagram/Arquivo pessoal
Zagueiro Marcio procurou a polícia após ofensas racistas Imagem: Instagram/Arquivo pessoal

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

06/10/2017 15h36

Um torcedor do Coritiba que ofendeu o zagueiro Marcio nas redes sociais, usando de injúria racial, foi indiciado pela Polícia Civil do Paraná e pode pegar até três anos de cadeia pelo ato. O rapaz, de 18 anos, foi identificado pelo Nuciber (Nucleo de Crimes Cibernéticos) e convocado a depor, contou o delegado Demétrius Gonzaga.

“Ele acabou confessando a autoria. Ele foi indiciado e fizemos o termo circunstanciado com relação ao crime de injuria racial e agora é com a justiça”, explicou o delegado, que comentou ainda as razões do indiciamento pelas postagens feitas no perfil do Facebook “Coritiba Mil Grau”: “São postados vários comentários a respeito do desempenho do time. Num determinado momento, face a uma insatisfação pessoal, esse rapaz acabou exteriorizando essas ofensas injuriosas de cunho racial. Ele vai se apresentar em juízo e tentar explicar o porque teve essa prática, pode pegar de 1 a 3 anos de prisão.”

O nome do ofensor foi preservado, segundo a polícia, “para inibir qualquer outra reação odiosa”. Gonzaga alerta os internautas mais raivosos: “O ideal na verdade é que o efeito seja coibir esse tipo de prática, Não existe invisibilidade na internet. A área de segurança pública está atenta, vai identificar os autores e encaminhar a justiça. Não é movido por uma sensação de inconformismo em relação a um resultado ou a uma conduta que se pode agredir a honra de uma pessoa. Há a necessidade de haver a maior maturidade do torcedor, para que respeite o ser humano que está ali trabalhando.”

Em São Paulo, o Ministério Público também acatou denuncia movida pelo jornalista Mauro Cezar Pereira, da ESPN Brasil, por conta de ofensas na Internet.