Torcedor do Coritiba que ofendeu zagueiro na web é indiciado por racismo

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

  • Instagram/Arquivo pessoal

    Zagueiro Marcio procurou a polícia após ofensas racistas

    Zagueiro Marcio procurou a polícia após ofensas racistas

Um torcedor do Coritiba que ofendeu o zagueiro Marcio nas redes sociais, usando de injúria racial, foi indiciado pela Polícia Civil do Paraná e pode pegar até três anos de cadeia pelo ato. O rapaz, de 18 anos, foi identificado pelo Nuciber (Nucleo de Crimes Cibernéticos) e convocado a depor, contou o delegado Demétrius Gonzaga.

"Ele acabou confessando a autoria. Ele foi indiciado e fizemos o termo circunstanciado com relação ao crime de injuria racial e agora é com a justiça", explicou o delegado, que comentou ainda as razões do indiciamento pelas postagens feitas no perfil do Facebook "Coritiba Mil Grau": "São postados vários comentários a respeito do desempenho do time. Num determinado momento, face a uma insatisfação pessoal, esse rapaz acabou exteriorizando essas ofensas injuriosas de cunho racial. Ele vai se apresentar em juízo e tentar explicar o porque teve essa prática, pode pegar de 1 a 3 anos de prisão."

O nome do ofensor foi preservado, segundo a polícia, "para inibir qualquer outra reação odiosa". Gonzaga alerta os internautas mais raivosos: "O ideal na verdade é que o efeito seja coibir esse tipo de prática, Não existe invisibilidade na internet. A área de segurança pública está atenta, vai identificar os autores e encaminhar a justiça. Não é movido por uma sensação de inconformismo em relação a um resultado ou a uma conduta que se pode agredir a honra de uma pessoa. Há a necessidade de haver a maior maturidade do torcedor, para que respeite o ser humano que está ali trabalhando."

Em São Paulo, o Ministério Público também acatou denuncia movida pelo jornalista Mauro Cezar Pereira, da ESPN Brasil, por conta de ofensas na Internet.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos