Topo

Wesley não emplaca e vira alvo no Sport, mas ganha apoio de Luxa e elenco

Vanderlei Luxemburgo foi fiador da contratação de Wesley no Sport - Williams Aguiar/Sport
Vanderlei Luxemburgo foi fiador da contratação de Wesley no Sport Imagem: Williams Aguiar/Sport

Roberto Oliveira

Do UOL, em Recife

06/10/2017 04h00

Wesley chegou no Sport respaldado por Vanderlei Luxemburgo e após passagens frustradas por Palmeiras e São Paulo. Até agora, porém, não conseguiu recuperar seu melhor futebol e já tornou-se alvo dos torcedores rubro-negros, que apontam o jogador como um dos responsáveis pela má fase da equipe, um ponto acima da zona de rebaixamento.

Desde que foi contratado pelo Sport, Wesley foi titular em todas as cinco partidas do time no Brasileirão - são 407 minutos em campo, média de 81 por jogo, com apenas uma finalização correta num total de seis. Neste período, a equipe não conseguiu nenhuma vitória e não marcou sequer um gol com ele em campo.

Nas redes sociais e na Ilha do Retiro, a principal crítica ao jogador é que ele nem marca como um volante nem cria como meio-campista, apesar de a versatilidade ter sido o principal argumento do clube para sua contratação.

Em que pese as críticas dos torcedores, Wesley conta com apoio interno no Sport. Nos últimos dias, questionados sobre a contratação do jogador, tanto o técnico Vanderlei Luxemburgo como o capitão e ídolo Magrão saíram em defesa do reforço rubro-negro.

"No Sport, ou em qualquer outro time grande, de massa, sempre vai ter muitos elogios ou muitas críticas. Ele já vinha de um clube, também grande, muito criticado. Não é a primeira vez que acontece isso. É claro que ninguém gosta de ser criticado, independentemente de estar bem ou não. Mas nós, jogadores, temos de dar total confiança para o jogador mostrar um bom futebol”, avaliou Magrão em entrevista coletiva na quinta-feira (5).

"Ele não joga sozinho, e o torcedor pega um ou outro para fazer de Cristo. Isso é normal. Está acontecendo isso com ele e nós jogadores temos de dar confiança para ele dar a volta por cima. Sozinho, nem ele e nenhum outro jogador, que seja criticado, vai conseguir se nós não nos abraçarmos e reagirmos. A partir do momento em que nós conseguirmos fazer bons jogos e obter vitórias, as críticas vão diminuir e, daqui a pouco, ele vai ser elogiado. Assim é o futebol”, destacou o capitão do Sport.

Fiador de Wesley, Luxa pede paciência

Wesley era um desejo antigo do Sport, mas a chegada de Vanderlei Luxemburgo foi decisiva para a contratação do jogador. Fiador do meio-campista, Luxa avalia que o tempo afastado no São Paulo atrapalhou o rendimento do jogador nos primeiros jogos no rubro-negro.

“Wesley estava há muito tempo parado. Tinha jogado apenas cinco jogos na temporada. Precisava voltar a ser atleta, treinar bastante, recuperar o condicionamento físico e depois o ritmo de jogo”, analisou Luxa.

“Conversei com ele, e ele me disse: ‘voltei a ser atleta, estou em sentindo bem’. O que falta é jogo. Se a gente estivesse jogando quarta e domingo sempre acho que ele teria evoluído mais rápido”, completou.

Há nove jogos sem vitória no Brasileirão, com quatro derrotas nos últimos cinco jogos, Sport despencou na tabela, abandonou a briga pela Libertadores e agora abre a zona de rebaixamento com 30 pontos. A primeira chance de começar a recuperação é na próxima quinta-feira (12), contra o Vitória, no Barradão. Para expectativa do Leão pernambucano, o Leão baiano é o pior mandante da competição.