Topo

Após Camilo, Botafogo sofre para encontrar um novo camisa 10

Contratado para ser o camisa 10, Léo Valência tem oscilado no Botafogo - Vitor Silva/SSPress/Botafogo
Contratado para ser o camisa 10, Léo Valência tem oscilado no Botafogo Imagem: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/10/2017 04h00

Camilo chegou no Botafogo e foi um dos responsáveis por mudar o rumo do Botafogo, que saiu da luta contra a degola para se classificar para Libertadores. Com a virada do ano, no entanto, o jogador caiu de produção e puxou uma fila nada agradável. Montillo, Marcos Vinicius, Leo Valencia e João Paulo. Todos esses jogadores já usaram a camisa 10, mas nenhum deles resolveu o problema do Alvinegro.

Quem tem mais atuado é João Paulo. O jogador é formado no Internacional, onde atuava desta maneira. Ao longo da carreira, porém, ele foi recuando e ganhou notoriedade atuando de volante. No Botafogo, foi testado na função de camisa 10 na ausência de jogadores importantes.

Hoje ele é o titular da função, mas somente enquanto outro jogador não se adequa. Jair Ventura gosta de João Paulo mais recuado, onde se destacou na atual temporada. Mais centralizado, virou um dos melhores jogadores do time.

As opções do treinador do Botafogo são Marcus Vinícius, Léo Valência e Leandrinho. O primeiro está há mais tempo no clube, mas tem tido poucas oportunidades. O início foi promissor e o jogador marcou dois gols contra o São Paulo. Ele, porém, não teve sequência de partidas e não engrenou.

Situação parecida vive Léo Valência. Após estrear muito bem contra o Palmeiras, o chileno oscilou boas e más partidas. A melhor delas ocorreu contra o Flamengo, quando brilhou com boas jogadas e uma assistência para Roger. Ele, no entanto, tem sofrido com a falta de regularidade.

Outra opção seria Leandrinho. O problema é que o jogador sofre com uma série de lesões musculares na temporada e sempre que começa a se firmar no time acaba parando por tempo indeterminado. Hoje, inclusive, o armador está entregue ao departamento médico do Botafogo.