Topo

Em teste para o Brasileirão, CBF usa árbitro de vídeo em partida sub-20

Equipe de arbitragem para o jogo entre Brasilis e Taquaritinga - Divulgação/CBF
Equipe de arbitragem para o jogo entre Brasilis e Taquaritinga Imagem: Divulgação/CBF

Do UOL, em São Paulo

07/10/2017 22h53

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deu continuidade ao seu curso de capacitação para árbitros de vídeo usando a tecnologia neste sábado (7) na partida entre Brasilis e Taquaritinga, pelo Campeonato Paulista sub-20. O jogo terminou com vitória do Brasilis por 2 a 1 e teve quatro momentos com uso do vídeo.

O árbitro de campo foi Vinícius Gonçalves Dias Araújo, auxiliado pelos assistentes Daniel Paulo Ziolli e Bruno Salgado Rizo, enquanto o árbitro de vídeo na cabine foi Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza, assistido por Anderson José de Moraes Coelho.

Dos quatro pedidos de checagem ao árbitro de vídeo, dois aconteceram em lances de possível pênalti. No primeiro, o árbitro marcou a penalidade e o vídeo confirmou; no segundo, uma falta marcada bem próxima à área foi novamente validada pela tecnologia.

Manoel Serapião, instrutor da CBF, aprovou a experiência. "Vejo que a função foi bem desempenhada hoje. O VAR (sigla para video assistant referee, ou árbitro assistente de vídeo) foi acionado em alguns momentos e ajudou a arbitragem. Já foi possível notar uma evolução na comunicação entre campo e cabine e no cumprimento do protocolo. Mas só depois de muitos treinamentos a exaustão e atividades como as que temos desenvolvido ao longo dos dois últimos anos é que vamos alcançar a excelência. Seguimos trabalhando".

A CBF decidiu acelerar a implantação do árbitro de vídeo no Campeonato Brasileiro após o jogo entre Corinthians e Vasco, em setembro, no qual o time paulista venceu por 1 a 0 com um gol marcado com o braço por Jô. Até o momento, não há previsão concreta do uso da tecnologia na competição.