Topo

Nigéria vence Zâmbia e é a 12ª seleção garantida na Copa de 2018

PIUS UTOMI EKPEI/AFP
Imagem: PIUS UTOMI EKPEI/AFP

Do UOL, em São Paulo

07/10/2017 14h51

A Copa do Mundo de 2018  já tem o 12º país confirmado. Neste sábado, a Nigéria bateu a Zâmbia por 1 a 0 diante de sua torcida, no Estádio Godswill Akpabio, na cidade de Uyo, e carimbou o passaporte para a Rússia com uma rodada de antecipação.

Com o resultado positivo, a seleção chegou a 13 pontos na liderança do Grupo B das Eliminatórias da África e não pode mais ser alcançada pelos próprios zambianos, que permanecem em segundo, com sete, tornando-se assim o primeiro representante do continente a garantir vaga. Somente o campeão de cada chave da fase final do qualificatório vai ao Mundial.

O gol que deu a vitória e a classificação aos donos da casa saiu aos 28min da etapa final. O atacante Alex Iwobi, do Arsenal, que começou a partida no banco, bateu de primeira após cruzamento da direita, venceu o goleiro zambiano e levou a torcida à loucura.

Esta será a sexta vez em que a Nigéria disputará a Copa do Mundo, somando-se às participações nas edições de 1994, 1998, 2002, 2010 e 2014. A equipe nunca foi além das oitavas de final no torneio.

Ainda pelo Grupo B, considerado o “da morte” do qualificatório, Camarões venceu a Argélia por 2 a 0 neste sábado em casa, em jogo envolvendo dois selecionados que já não tinham mais chances de classificação. Njie, aos 25min do primeiro tempo, e Tchidjui, aos 42 do segundo, fizeram os gols da partida.

O resultado deixa os camaroneses com seis pontos e os argelinos na lanterna, com um. A chave será encerrada no dia 5 de novembro, com os confrontos Zâmbia x Camarões e Argélia x Nigéria.

Com a classificação da Nigéria, a Copa do Mundo de 2018 já conhece 12 participantes. A nação africana entrou na lista que já tinha Rússia (país-sede), Brasil, Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Espanha, México, Coreia do Sul, Japão, Arábia Saudita e Irã.

Tunísia perto do 5º Mundial

Pelo Grupo A, a Tunísia derrotou a Guiné por 4 a 1, neste sábado (7), fora de casa, em Conacri, e ficou perto da classificação para a Copa do Mundo.

O time do país subsaariano só não obteve a vaga porque a República Democrática do Congo venceu a Líbia por 2 a 1. Em segundo na chave, os congoleses têm 10 pontos, logo atrás da Tunísia, que tem 13.

Para se classificar, os tunisianos precisam, na última rodada das eliminatórias, de uma vitória simples contra a Líbia, que está na lanterna da chave. Se perderem ou empatarem, eles ainda podem torcer por um empate ou derrota do Congo ante a Guiné.

Caso os congoleses vençam e a Tunísia perca a próxima partida, as duas equipes empatariam na liderança do grupo.

Neste cenário, o primeiro critério de desempate será o saldo de gols, depois o número de tentos marcados e, então, o confronto direto —que também rende a vaga ao país subsaariano. Os tunisianos empataram com o Congo fora de casa e venceram em Rades.

Se obtiver a vaga, a Tunísia jogará a quinta Copa do Mundo em sua história. Antes, eles estiveram nas edições da Argentina-1978, França-1998, Coreia do Sul e Japão-2002 e Alemanha-2006.