Topo

Ronaldo salva, Portugal bate Andorra e mantém chance de vaga direta na Copa

REUTERS/Vincent West
Imagem: REUTERS/Vincent West

Do UOL, em São Paulo

07/10/2017 17h34

A missão de Portugal era vencer Andorra, neste sábado (7), e seguir vivo na disputa por uma vaga direta na Copa do Mundo de 2018. Para isso, a atual campeã europeia contou com Cristiano Ronaldo. O camisa 7 começou no banco de reservas, mas entrou na etapa final e abriu o placar na vitória por 2 a 0, fora de casa, no estádio Nacional, em Andorra La Vella. André Silva fez o segundo gol.

Os portugueses chegaram aos 24 pontos e ocupam a segunda posição do grupo B das eliminatórias europeias. A Suíça lidera a chave com 27 pontos depois de bater a Hungria, também neste sábado, por 5 a 2. O primeiro colocado garante uma vaga direta no Mundial, enquanto o segundo disputará a repescagem.

Desta forma, o líder do grupo será definido na próxima terça-feira (10). Pela última rodada das eliminatórias, Portugal recebe a seleção suíça no estádio da Luz, em Lisboa. Em caso de vitória, os portugueses vão terminar com os mesmos 27 pontos dos suíços, mas terão maior saldo de gols.

Ronaldo começa no banco

Fernando Santos Ronaldo -  AFP PHOTO / PASCAL PAVANI  -  AFP PHOTO / PASCAL PAVANI
Fernando Santos deixou Cristiano Ronaldo no banco no primeiro tempo
Imagem: AFP PHOTO / PASCAL PAVANI

O técnico Fernando Santos optou por começar o jogo com Cristiano Ronaldo no banco de reservas, já que o camisa 7 estava pendurado e, caso recebesse um amarelo contra Andorra, ficaria suspenso para o duelo contra a Suíça.

Mas entra no segundo tempo e decide

Ronaldo - REUTERS/Vincent West - REUTERS/Vincent West
Cristiano Ronaldo abriu o placar contra Andorra
Imagem: REUTERS/Vincent West

Porém, como o primeiro tempo terminou sem gols, o treinador não teve dúvidas e iniciou a etapa final já com o atacante em campo no lugar de Gelson Martins. O jogador do Real Madrid precisou de 17 minutos para abrir o placar. Após cruzamento de João Mario, a zaga desviou, e a bola sobrou para o camisa 7 dentro da área. Ele dominou e chutou no canto na saída do goleiro Josep Gómes. Este foi o 15º gol dele nas eliminatórias, empatado na artilharia com o polonês Robert Lewandowski. Mais tarde, já com a tranquilidade da liderança no placar, os portugueses ainda ampliaram com André Silva, que completou passe de cabeça de Danilo aos 41.

Goleiro salva Andorra no primeiro tempo

Andorra sequer chegou ao gol de Portugal, mas conseguiu sair ileso no primeiro tempo graças a Gómes. O camisa 1 afastou o perigo duas vezes após cruzamentos de Quaresma e também fez outra defesa ao espalmar chute de longe de Pepe. Em mais um lance, o goleiro só torceu depois que a defesa se atrapalhou e deu a bola para André Silva, que bateu forte por cima do gol.