Topo

Sem museu, sala de troféus do PSG já foi até salão de festas de T. Silva

Sala de troféus do PSG - João Henrique Marques/UOL - João Henrique Marques/UOL
Camisa de Raí na final da Recopa e bola de jogo contra Chelsea ficam expostas
Imagem: João Henrique Marques/UOL

João Henrique Marques

Colaboração para o UOL, em Paris (FRA)

07/10/2017 04h00

Com 47 anos de fundação, o Paris Saint-Germain ainda não criou um museu da história do clube. As conquistas nacionais e internacionais são exibidas ao público em eventos e no Parque dos Príncipes. A sala de troféus criada no hall de entrada VIP do estádio ainda tem uma peculiaridade: foi lá que Thiago Silva organizou um samba festivo do aniversário de 33 anos comemorado no final de setembro (veja vídeo abaixo).

O clube deu aval para o zagueiro brasileiro organizar a festa no local. A maior parte do elenco, e até o treinador Unai Emery, compareceu. A estrutura com roda de samba, mesas fartas de comida e cadeiras foi montada no espaço em que os troféus são exibidos em dia de jogos importantes. Geralmente, as conquistas ficam guardadas no escritório do PSG no estádio.

O UOL Esporte visitou o hall destinado aos troféus no dia do jogo contra o Bayern de Munique – vitória do PSG por 3 a 0 -, pela primeira fase da Liga dos Campeões. Pouco tempo depois, a estrutura já foi desmontada.

No local, o PSG exibe como destaque o troféu da Recopa Europeia, conquistado na temporada 95/96. A competição que equivale à Liga da Europa atualmente é considerada a conquista mais importante da história do clube.

Por conta do orgulho com a conquista da Recopa, o PSG também exibe na exposição itinerante a camisa utilizada na final contra o Rapid Vienna, da Áustria. No jogo vencido por 1 a 0, o brasileiro Raí, ídolo local com vários quadros e pôsteres no estádio, atuou como titular.

Outro orgulho exibido no local é a heroica classificação às quartas de final da Liga dos Campeões na temporada 2014/2015. É a bola autografada pelos jogadores do PSG na partida contra o Chelsea, em Londres, que está exposta. O duelo terminou empatado por 2 a 2 na prorrogação e classificou o time francês por conta dos gols marcados fora de casa – jogo de ida terminou 1 a 1. O jogo é considerado histórico por conta da expulsão da superação pela expulsão de Ibrahimovic aos 31 minutos do primeiro tempo e do gol de Thiago Silva nos minutos finais da prorrogação.

No salão de gala do PSG até uma conquista amistosa está presente. É o troféu da

No local, os troféus do Campeonato Francês (seis títulos no total), da Copa da França (11 conquistas) e Supercopa da França (7 vezes) também são exibidos.

O hall de entrada VIP do PSG é o acesso dos torcedores aos camarotes do Parque dos Príncipes. Constantemente, o salão fica vazio. Ele também faz parte do tour de visita ao estádio, assim como os vestiários e o gramado.