Topo

Polônia bate Montenegro, confirma vaga e será cabeça de chave na Copa

Lewandowski fez mais um e é artilheiro das Eliminatórias - KACPER PEMPEL/Reuters
Lewandowski fez mais um e é artilheiro das Eliminatórias Imagem: KACPER PEMPEL/Reuters

Do UOL, em São Paulo

08/10/2017 14h52

Em jogo com final emocionante, a Polônia bateu Montenegro por 4 a 2 neste domingo, no Estádio Nacional de Varsóvia, e se tornou a 14ª seleção classificada para a Copa do Mundo de 2018, sendo a sexta da Europa. Pior para a Dinamarca, que ficou no empate por 1 a 1 com a Romênia e terá de passar pela repescagem para ir à Rússia.

Com os resultados desta tarde, os poloneses fecharam o Grupo E do qualificatório do continente no primeiro lugar, com 25 pontos. A seleção ainda está garantida como cabeça de chave do Mundial do ano que vem, uma vez que é a atual sexta colocada do ranking da Fifa e não corre o risco de ser ultrapassada - a lista atualizada após esta rodada das Eliminatórias será usada para determinar quem encabeça sete grupos.

Já os dinamarqueses ficaram com a segunda posição da chave, com 20 pontos. O adversário contra quem a equipe disputará um lugar no Mundial será definido em sorteio na sede da Uefa no próximo dia 17. Montenegro, com 16 pontos, acabou eliminado, assim como os outros três integrantes do Grupo E: Romênia (13 pontos), Armênia (7) e Cazaquistão (3).

Mesmo precisando apenas de um empate para garantir a vaga direta na Rússia, a Polônia não precisou de muito tempo para deixar a torcida da casa ainda mais tranquila. Logo aos 6min de jogo, Zielinski errou chute na área, mas a bola chegou a Maczynski, que bateu no canto do goleiro montenegrino. Dez minutos depois, Lewandowski dominou na área e tocou para Grosicki ampliar o placar.

lewandowski grosicki - Alik Keplicz/AP - Alik Keplicz/AP
Imagem: Alik Keplicz/AP

O duelo parecia definido até que Montenegro arrancou um improvável empate graças a um golaço de bicicleta de Mugosa aos 33min da etapa final, e a um chute de Tomasevic cinco minutos depois. Na sequência, porém, Lewandowski, artilheiro das Eliminatórias Europeias com 16 gols, aproveitou vacilo do goleiro e colocou os anfitriões novamente em vantagem. Já aos 42min, Stojkovic, contra, decretou o triunfo polonês e a festa da torcida em Varsóvia. 

Enquanto isso, em Copenhague, a Dinamarca saiu na frente contra os romenos com gol de Eriksen aos 15min da etapa final, mas Ioan Deac deixou tudo igual aos 43. Já no duelo entre últimos colocados da chave, o Cazaquistão recebeu a Armênia e empatou por 1 a 1.

Ausentes das edições de 2010 e 2014, os poloneses disputarão o Mundial pela oitava vez. A seleção tem como melhores resultados de sua história dois terceiros lugares, conquistados na Alemanha, em 1974, e na Espanha, em 1982.

A Polônia também se tornou o 14º país na Copa, juntando-se à lista que já tinha Rússia (país-sede), Brasil, Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Espanha, México, Costa Rica, Coreia do Sul, Japão, Arábia Saudita, Irã e Nigéria.