Topo

Sem "descaracterizar equipe", Tite estuda testes na seleção contra o Chile

Tite pode fazer testes na seleção brasileira contra o Chile - Leo Correa/AP
Tite pode fazer testes na seleção brasileira contra o Chile Imagem: Leo Correa/AP

Danilo Lavieri e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

08/10/2017 04h00

Tite ainda não anunciou qual será a seleção brasileira titular diante do Chile na próxima terça-feira (10). A definição do comandante começará a vir à tona neste domingo (8), no reencontro do time nacional após a folga do último sábado.

O técnico já deixou claro que dificilmente fará mudanças drásticas para não descaracterizar sua equipe e confirmou apenas a entrada de Ederson. Contra a Bolívia, os testes foram as entradas de Thiago Silva, que se machucou, e com Alex Sandro no lugar dos cortados Filipe Luis e Marcelo. 

O goleiro Ederson em treino da seleção, em Teresópolis - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Ederson será o goleiro titular do Brasil contra o Chile
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Nas laterais, fica a dúvida se Tite voltará a observar Dani Alves ou se dará a chance para que Danilo mostre seu futebol e brigue por uma vaga na lista final do Mundial na última hora. Essa foi a primeira convocação em que ele apareceu no lugar de Fagner depois de uma longa sequência de convocação. Aparentemente, o corintiano perdeu espaço.

Do outro lado, o técnico dificilmente escalará um lateral que não Alex Sandro. Já sem contar com seus dois titulares, Marcelo e Filipe Luís, ele deve usar o jogo contra o Chile para voltar a observar o atleta da Juventus.

Na zaga, já sem poder contar com Thiago Silva, ele também deve manter a estrutura que tem atuado nas últimas partidas, com Miranda e Marquinhos. Caso o atleta do PSG tivesse condições, ele provavelmente seria titular mais uma vez. 

No meio-campo, há uma grande expectativa para saber se Artur, do Grêmio, terá uma chance na linha central. Especula-se que Tite ainda poderá testar mais uma vez a equipe com Willian na linha de 4 do meio, mais aberto, com Philippe Coutinho entrando pelo meio, com Paulinho e Casemiro mais responsáveis pela contenção.

Ainda nessa mesma linha, o técnico pode fazer testes com Diego Tardelli e Roberto Firmino. Os dois ainda têm pequenas chances de atuar no lugar de Gabriel Jesus, mas dificilmente Tite tiraria o atacante do jogo em que ele reencontra o estádio em que fez história.

Durante a semana, o assunto na seleção brasileira foi a importância que o jogo terá para a definição das outras vagas da Copa do Mundo. Argentina, Colômbia, Peru e Paraguai agradeceriam bastante caso os brasileiros conseguissem passar por cima dos chilenos.