Topo

Islândia faz história e está na Copa do Mundo; Sérvia também se classifica

AP Photo/Brynjar Gunnarsson
Imagem: AP Photo/Brynjar Gunnarsson

Do UOL, em São Paulo

09/10/2017 17h36

Precisaram de 16 tentativas, mas a Islândia, enfim, participará de uma edição de Copa do Mundo. Diante de Kosovo, o país de pouco mais de 300 mil habitantes venceu por 2 a 0 e carimbou seu passaporte para o Mundial da Rússia.

Principal nome do elenco islandês, Sigurdsson foi o autor do primeiro gol de sua seleção na partida. Aos 8 minutos, o meia do Everton aproveitou bobeira da defesa de Kosovo, driblou a marcação e bateu para estufar as redes.

O segundo gol islandês saiu aos 23 minutos da segunda etapa. Gudmundsson aproveitou cruzamento de Sigurdsson e mandou para o fundo das redes.

A geração islandesa já havia surpreendido o mundo na Eurocopa de 2016. Na ocasião, a seleção eliminou a Inglaterra nas oitavas de final e parou nas quartas, caindo por 5 a 2 para a França.

A primeira tentativa da Islândia de ir para uma Copa do Mundo havia sido em 1958. Na ocasião, a equipe caiu no mesmo grupo de França e Bélgica e terminou as Eliminatórias com quatro derrotas em quatro jogos.

Sérvia também vai à Copa

Jogadores da Sérvia comemoram gol contra a Geórgia - REUTERS/Marko Djurica - REUTERS/Marko Djurica
Imagem: REUTERS/Marko Djurica

A Sérvia chegou na última rodada dependendo apenas de suas próprias forças contra a já eliminada Geórgia para conseguir uma vaga para a Copa do Mundo. O duelo foi mais complicado do que o esperado, mas a segunda participação em um Mundial foi garantida com a vitória por 1 a 0.

O gol sérvio saiu aos 29 minutos da segunda etapa. Gudelj aproveitou cruzamento rasteiro e, de carrinho, mandou para o fundo das redes da Geórgia.

A Copa do Mundo da Rússia será a segunda vez que a Sérvia participará depois de ter se tornado independente. Antes disso, já havia disputado nove vezes como Iugoslávia e uma vez como Sérvia e Montenegro.