Topo

Jobson volta a ser preso após descumprir medidas da liberdade condicional

Victor Silva/SSPress
Imagem: Victor Silva/SSPress

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

09/10/2017 18h27

O atacante Jobson voltou a ser preso após descumprir medidas estabelecidas pela Justiça para a liberdade condicional. O jogador está preso na cidade de Colmeia, a 206 km de Palmas, no Tocantins. A confirmação da prisão foi feita pela Secretaria de Cidadania e Justiça.

A informação do motivo da nova prisão foi dada pelo Globoesporte.com e confirmada pelo UOL Esporte.

Jobson responde na Justiça pela acusação de estupro de vulneráveis. Ele havia deixado a prisão no dia 28 de agosto. Na ocasião, o jogador recebeu uma tornozeleira eletrônica para que fosse monitorado. Como medidas estabelecidas, ele não poderia deixar o município em que mora sem autorização judicial e deveria permanecer em casa todos os dias entre 19h e 6h.

O monitoramento eletrônico apontou que Jobson deixou a área estabelecida pelo menos oito vezes no mês de setembro. Algumas das viagens eram para Conceição do Araguaia, onde o jogador ficava até tarde da noite.

Jobson retornou à prisão em 29 de setembro. A informação de sua prisão, contudo, só foi divulgada nesta segunda-feira (9).

Essa é a segunda vez em que Jobson é preso por descumprir medidas judiciais. No início de junho, ele foi detido por se ausentar da Comarca de Colmeia sem autorização do juiz e se ausentar de sua residência no período noturno.

Na ocasião, Jobson se envolveu em um acidente de trânsito. O incidente serviu para comprovar que ele estava fora da Comarca, porque aconteceu em Marianópolis. Além disso, ele era suspeito de ingerir bebida alcoólica, outra norma da medida cautelar.

O processo por estupro de vulnerável

O caso inicialmente foi investigado pela Polícia Civil do Pará, mas foi transferido para a Justiça de Tocantins. A festa onde supostamente teria ocorrido o abuso de vulnerável aconteceu em uma chácara na cidade de Couto Magalhães, no oeste de Tocantins

Na época, duas jovens disseram à polícia que estavam sob efeito de bebidas alcoólicas e substâncias entorpecentes colocadas na bebida.

Ainda que não estivessem inconscientes, manter relações sexuais com menores de 14 anos é considerado crime de "estupro presumido" no Brasil. Pela lei penal brasileira, uma pessoa menor de 14 anos não possui o discernimento necessário para decidir manter uma relação sexual. Assim, ainda que ela faça sexo consensual com alguém maior de idade, tal ato é considerado estupro.

Suspenso do futebol profissional por doping até março de 2018, Jobson vinha atuando no futebol amador. Em junho, o atacante foi suspenso de torneio em Conceição do Araguaia (PA) por agredir árbitro e adversário. A punição no torneio amador é válida por 180 dias.