Topo

Lugano deve perder jogo contra o Galo e jovem é chamado para treinar no SP

Lugano não entra em campo pelo São Paulo desde o dia 2 de julho - Érico Leonan/saopaulofc.net
Lugano não entra em campo pelo São Paulo desde o dia 2 de julho Imagem: Érico Leonan/saopaulofc.net

Bruno Grossi

Do UOL, em São Paulo (SP)

09/10/2017 17h14

A zaga do São Paulo é um quebra-cabeça para Dorival Júnior montar antes da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sem poder treinar com Arboleda e Rodrigo Caio, que servem as seleções de Equador e Brasil, respectivamente, o técnico deve ter ainda o desfalque de Diego Lugano. O uruguaio tem edema na panturrilha direita e está praticamente descartado do confronto de quarta-feira, às 21h45, contra o Atlético-MG, no Independência.

Lugano sofreu uma pancada no local na atividade da última sexta-feira. As dores não diminuíram e, após uma avaliação inicial do departamento médico, foi constatado um edema, que causa uma contratura muscular. Assim, o camisa 5 não pôde treinar no domingo e nesta segunda-feira. A tendência é que um novo exame na própria quarta defina quanto tempo de recuperação será necessário para o zagueiro voltar a trabalhar com bola.

Além do uruguaio, Dorival tem como certeza que Arboleda não poderá enfrentar o Galo. O Equador encara a Argentina nesta terça-feira e o são-paulino tem sido titular da seleção que pode tirar Messi e companhia da Copa do Mundo de 2018. Já Rodrigo Caio tende a ser reserva do Brasil diante do Chile, também na terça, e como o jogo será no Allianz Parque, em São Paulo, terá mais facilidade para viajar até Belo Horizonte e formar dupla com Bruno Alves.

Aderllan corre por fora e está de sobreaviso caso Rodrigo não tenha condições de pegar o Galo. Outra opção seria deslocar Militão para o miolo de zaga e usar Bruno ou Buffarini na lateral direita. Em último caso, a base pode auxiliar Dorival. Por isso, o zagueiro Rony foi chamado para completar o treinamento desta segunda. O beque tem 20 anos e chegou a integrar o elenco profissional em 2015, a pedido do técnico colombiano Juan Carlos Osorio.

Assim, o São Paulo deve enfrentar os atleticanos com Sidão, Militão, Bruno Alves, Rodrigo Caio (Aderllan) e Júnior Tavares; Petros; Marcos Guilherme, Gómez, Hernanes e Lucas Fernandes; Pratto. O Tricolor tem 31 pontos, contra 34 do Galo. Uma vitória pode deixar os paulistas até na oitava posição do Campeonato Brasileiro. Uma derrota pode devolver o time de Dorival à zona de rebaixamento.