Quem já se garantiu como cabeça de chave na Copa e quem pode chegar lá?

Do UOL, em São Paulo

  • KACPER PEMPEL/Reuters

    Polônia, do artilheiro Lewandowski, será cabeça de chave na Copa do Mundo

    Polônia, do artilheiro Lewandowski, será cabeça de chave na Copa do Mundo

Com 15 seleções já classificadas para a Copa do Mundo de 2018, já é possível ter uma ideia de quem serão os cabeças de chave de cada um dos oito grupos da competição. A fórmula para definir isso é simples: além do país-sede Rússia, os sete países classificados e melhor colocados no ranking da Fifa de outubro, que deve ser divulgado nesta semana, estarão no pote 1 no sorteio.

Por enquanto quatro países já classificados estão confirmados como cabeças de chave: a Rússia, por ser o país-sede; a Alemanha, que não perderá a primeira posição do ranking da Fifa; o Brasil, que será o segundo colocado no ranking; e a Polônia, que estará entre a quarta e a sexta posições, dependendo dos resultados de Argentina e Bélgica nesta semana.

As outras quatro vagas de cabeça de chave restantes serão disputadas por 10 seleções. Confira quem tem mais ou menos chance de entrar para esse seleto grupo:

Chance alta

REUTERS/Vincent West

Portugal: Atual terceira colocada do ranking, a seleção portuguesa com certeza será cabeça de chave se estiver na Copa. Para garantir a vaga direta, precisa vencer a Suíça em casa nesta terça (10). Se empatar ou perder, terá que disputar a repescagem europeia – mesmo assim, o posto de cabeça de chave está garantido se a classificação vier.

Argentina: A situação é a mesma de Portugal – basta se classificar para a Copa que o time, atual quarto colocado do ranking, será cabeça de chave. O problema maior é conseguir a classificação. Se vencer o Equador fora de casa nesta terça, já estará garantida pelo menos na repescagem contra a Nova Zelândia. Se tropeçar, a vaga fica bem difícil.

Bélgica: Já classificada para a Copa, a atual quinta colocada do ranking só precisa empatar com o Chipre em casa na última rodada das Eliminatórias da Europa para ser cabeça de chave. Mesmo se perder, ainda pode ser cabeça, dependendo de quem se classifique ao Mundial – torce contra Suíça, França, Chile, Peru e Gales.

Suíça: Se vencer Portugal, vai à Copa como cabeça de chave. Se empatar, também se classifica, mas em situação incerta: pode ser ultrapassada por França, Chile, Espanha, Peru ou Gales. Já se perder, vai para repescagem e dificilmente será cabeça de chave.

Chance média

AP Photo/Francois Mori

França: Pega Belarus em casa na última rodada. Se ganhar, vai à Copa e seca Chile, Peru e Gales para ser cabeça de chave. Também pode torcer contra as classificações de Argentina e do perdedor de Portugal x Suíça.

Espanha: Já classificada, pega Israel fora. Para ser cabeça, precisa vencer e torcer por tropeços de alguns desses times: Suíça, França, Chile, Peru e Gales. Se a Argentina não for à Copa, as chances também aumentam.

Peru: Se vencer a Colômbia e for à Copa, tem boas chances de ser cabeça de chave. Secar Argentina, Bélgica, Chile e Suíça aumentam as chances.

Chance baixa

Carlos Vera/Reuters

Chile: Se vencer o Brasil no Allianz Parque nesta terça, pode até ficar em sexto do ranking, desde que Bélgica e Suíça tropecem. Sua maior chance de ser cabeça de chave é torcer contra Argentina, França e o perdedor de Suíça x Portugal.

Colômbia: Tem chances mínimas de ser cabeça de chave caso se classifique para a Copa. Depende de tropeços de muitos times, como França, Espanha, Chile e Gales.

Gales: Se vencer a Irlanda na última rodada e for à Copa, pode ser cabeça de chave. Tem que torcer contra Argentina, Bélgica, Chile, Suíça e Peru.

Nenhuma chance

Frank Augstein/AP

São nove times já classificados para a Copa e que não têm chance de ser cabeça de chave: Inglaterra, México, Costa Rica, Nigéria, Egito, Irã, Japão, Coreia do Sul e Arábia Saudita. Já Itália e Uruguai, seleções tradicionais e campeãs do mundo, também não estarão no pote 1 caso consigam a classificação.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos