Topo

Quem já se garantiu como cabeça de chave na Copa e quem pode chegar lá?

Polônia, do artilheiro Lewandowski, será cabeça de chave na Copa do Mundo - KACPER PEMPEL/Reuters
Polônia, do artilheiro Lewandowski, será cabeça de chave na Copa do Mundo Imagem: KACPER PEMPEL/Reuters

Do UOL, em São Paulo

09/10/2017 04h00

Com 15 seleções já classificadas para a Copa do Mundo de 2018, já é possível ter uma ideia de quem serão os cabeças de chave de cada um dos oito grupos da competição. A fórmula para definir isso é simples: além do país-sede Rússia, os sete países classificados e melhor colocados no ranking da Fifa de outubro, que deve ser divulgado nesta semana, estarão no pote 1 no sorteio.

Por enquanto quatro países já classificados estão confirmados como cabeças de chave: a Rússia, por ser o país-sede; a Alemanha, que não perderá a primeira posição do ranking da Fifa; o Brasil, que será o segundo colocado no ranking; e a Polônia, que estará entre a quarta e a sexta posições, dependendo dos resultados de Argentina e Bélgica nesta semana.

As outras quatro vagas de cabeça de chave restantes serão disputadas por 10 seleções. Confira quem tem mais ou menos chance de entrar para esse seleto grupo:

Chance alta

CR7 - REUTERS/Vincent West - REUTERS/Vincent West
Imagem: REUTERS/Vincent West

Portugal: Atual terceira colocada do ranking, a seleção portuguesa com certeza será cabeça de chave se estiver na Copa. Para garantir a vaga direta, precisa vencer a Suíça em casa nesta terça (10). Se empatar ou perder, terá que disputar a repescagem europeia – mesmo assim, o posto de cabeça de chave está garantido se a classificação vier.

Argentina: A situação é a mesma de Portugal – basta se classificar para a Copa que o time, atual quarto colocado do ranking, será cabeça de chave. O problema maior é conseguir a classificação. Se vencer o Equador fora de casa nesta terça, já estará garantida pelo menos na repescagem contra a Nova Zelândia. Se tropeçar, a vaga fica bem difícil.

Bélgica: Já classificada para a Copa, a atual quinta colocada do ranking só precisa empatar com o Chipre em casa na última rodada das Eliminatórias da Europa para ser cabeça de chave. Mesmo se perder, ainda pode ser cabeça, dependendo de quem se classifique ao Mundial – torce contra Suíça, França, Chile, Peru e Gales.

Suíça: Se vencer Portugal, vai à Copa como cabeça de chave. Se empatar, também se classifica, mas em situação incerta: pode ser ultrapassada por França, Chile, Espanha, Peru ou Gales. Já se perder, vai para repescagem e dificilmente será cabeça de chave.

Chance média

Griezmann - AP Photo/Francois Mori - AP Photo/Francois Mori
Imagem: AP Photo/Francois Mori

França: Pega Belarus em casa na última rodada. Se ganhar, vai à Copa e seca Chile, Peru e Gales para ser cabeça de chave. Também pode torcer contra as classificações de Argentina e do perdedor de Portugal x Suíça.

Espanha: Já classificada, pega Israel fora. Para ser cabeça, precisa vencer e torcer por tropeços de alguns desses times: Suíça, França, Chile, Peru e Gales. Se a Argentina não for à Copa, as chances também aumentam.

Peru: Se vencer a Colômbia e for à Copa, tem boas chances de ser cabeça de chave. Secar Argentina, Bélgica, Chile e Suíça aumentam as chances.

Chance baixa

Alexis - Carlos Vera/Reuters - Carlos Vera/Reuters
Imagem: Carlos Vera/Reuters

Chile: Se vencer o Brasil no Allianz Parque nesta terça, pode até ficar em sexto do ranking, desde que Bélgica e Suíça tropecem. Sua maior chance de ser cabeça de chave é torcer contra Argentina, França e o perdedor de Suíça x Portugal.

Colômbia: Tem chances mínimas de ser cabeça de chave caso se classifique para a Copa. Depende de tropeços de muitos times, como França, Espanha, Chile e Gales.

Gales: Se vencer a Irlanda na última rodada e for à Copa, pode ser cabeça de chave. Tem que torcer contra Argentina, Bélgica, Chile, Suíça e Peru.

Nenhuma chance

Kane - Frank Augstein/AP - Frank Augstein/AP
Imagem: Frank Augstein/AP

São nove times já classificados para a Copa e que não têm chance de ser cabeça de chave: Inglaterra, México, Costa Rica, Nigéria, Egito, Irã, Japão, Coreia do Sul e Arábia Saudita. Já Itália e Uruguai, seleções tradicionais e campeãs do mundo, também não estarão no pote 1 caso consigam a classificação.