Topo

Fora da Copa, Robben anuncia aposentadoria da seleção holandesa

Robben agradece torcida após último jogo pela Holanda - EMMANUEL DUNAND/AFP
Robben agradece torcida após último jogo pela Holanda Imagem: EMMANUEL DUNAND/AFP

Do UOL, em São Paulo

10/10/2017 18h15

O atacante Arjen Robben anunciou após a vitória por 2 a 0 sobre a Suécia, nesta terça-feira, que não jogará mais pela seleção da Holanda. O resultado positivo na Amsterdam Arena, com direito a dois gols do astro do Bayern, não foi suficiente para manter o país vivo na briga por uma vaga na Copa do Mundo de 2018.

 “Foi especial”, disse o experiente jogador de 33 anos, segundo o site da emissora local NOS, acrescentando que se sente "orgulhoso e honrado" por ter representado seu país em três Eurocopas e em três Mundiais.

Robben estreou com a camisa laranja em 2003. Foram 96 jogos e 37 gols com os dois desta tarde, igualando a marca de outro ídolo do país, o ex-atacante Dennis Bergkamp. O maior artilheiro da seleção é Robin Van Persie, com 50.

O camisa 11 foi ainda um dos destaques no vice-campeonato holandês na Copa do Mundo em 2010, embora tenha ficado marcado por ter perdido um gol feito na final contra a Espanha, e no terceiro lugar em 2014, no Brasil.

Em seu site oficial, a Federação Holandesa de Futebol homenageou o astro da equipe, afirmando que Robben, mesmo sempre enfrentando problemas físicos, vestiu a camisa do país "durante 14 anos com alma e felicidade".

Alma não faltou a Robben nesta terça, por sinal. O atacante foi o melhor em campo contra a Suécia. Fez gol de pênalti de cavadinha, marcou outro em chute no ângulo, criou várias jogadas de perigo com seu famoso corte para a esquerda, ajudou na marcação e correu como muito garoto não corre. 

Para o azar do atacante, porém, os holandeses só conseguiriam a vaga na repescagem das Eliminatórias Europeias se goleassem os suecos por sete gols de diferença, o que acabou antecipando seu adeus à seleção.