Topo

Com Cristiano Ronaldo tímido, Portugal vence e está na Copa do Mundo

REUTERS/Pedro Nunes
Imagem: REUTERS/Pedro Nunes

Do UOL, em São Paulo

10/10/2017 17h35

Portugal nem precisou de um Cristiano Ronaldo inspirado para vencer a Suíça e se garantir na Copa do Mundo da Rússia. O confronto direto pelo grupo B teve total domínio português, que contou com falhas da zaga suíça e um Bernardo Silva inspirado para fazer 2 a 0.

No Estádio da Luz, Cristiano Ronaldo teve dificuldades em atacar por conta da forte marcação da Suíça em cima do craque do Real Madrid.

Tendo que se encontrar mais longe da área, o português tentou arriscar mais de longe, mas sem sucesso. Aos 9 minutos do segundo tempo, por exemplo, saiu uma das melhores chances de Cristiano Ronaldo, que conseguiu espaço para chutar de fora da área e ameaçou o gol da Suíça.

O primeiro tempo foi de um jogo mais travado, mas com Portugal tomando a iniciativa. A segunda etapa não deixou dúvidas do domínio português, que com CR7 mais tímido, teve o destaque de Bernardo Silva para armar boas jogadas.

O resultado leva Portugal à liderança de seu grupo com 27 pontos e maior saldo de gols que os suíços, que vão disputar a repescagem. 

Portugal também será cabeça de chave na Copa do Mundo. Além dos portugueses, outras cinco seleções já estão definidas como cabeças de chave na Copa do Mundo: a Rússia, por ser o país-sede, e Alemanha, Brasil, Bélgica e Polônia, pelo ranking da Fifa de outubro.

O gol que abriu o caminho de Portugal à Copa

Gol de portugal - REUTERS/Jon Nazca - REUTERS/Jon Nazca
Imagem: REUTERS/Jon Nazca

Aos 40 minutos de jogo, Eliseu fez um cruzamento venenoso, Sommer tentou socar a bola, e no excesso de pessoas indo na bola, a defesa da Suíça acabou se atrapalhando. A bola morreu devagar no fundo do gol. João Mário comemorou o gol, mas o chute acabou sendo contra, de Djourou.

O gol que garantiu o carimbo à Rússia

André Silva  - AP Photo/Armando Franca - AP Photo/Armando Franca
Imagem: AP Photo/Armando Franca

Bernardo Silva cruzou rasteiro dentro da área, André Silva conseguiu dominar meio sem jeito e chutar para fazer 2 a 0 aos 11 minutos do segundo tempo. 

Cristiano Ronaldo tímido

Cristiano Ronaldo  - REUTERS/Jon Nazca - REUTERS/Jon Nazca
Imagem: REUTERS/Jon Nazca

Portugal teve o domínio da partida no primeiro tempo, mas seu principal jogador, Cristiano Ronaldo, pouco apareceu. Muito bem marcado, pouco pegou na bola e assim foi Bernardo Silva quem participou mais das jogadas de ataque e ajudou mais a equipe lusa. No final do segundo tempo, ainda teve a chance de deixar sua marca cara a cara com o goleiro Sommer, mas errou na tentativa do drible e só restou lamentar. 

Bernardo Silva foi determinante na vitória

Bernardo Silva  - AFP PHOTO / JOSE MANUEL RIBEIRO  - AFP PHOTO / JOSE MANUEL RIBEIRO
Imagem: AFP PHOTO / JOSE MANUEL RIBEIRO

Bernardo Silva foi o destaque do jogo. Armou boas jogadas de Portugal no ataque. Umas das chegadas mais perigosas de Portugal no primeiro tempo aconteceu com ele, que parou apenas no goleiro Sommer, que fez boa defesa. No segundo tempo, foi o jogador do City quem deu o passe para o segundo gol. 

Torcida familiar

Família de Cristiano Ronaldo  - Reprodução/Sportv - Reprodução/Sportv
Imagem: Reprodução/Sportv

A família de Cristiano Ronaldo esteve em peso no Estádio da Luz para apoiar o jogador do Real Madrid. Várias vezes as câmeras flagraram a mãe do jogador, o filho Cristianinho e a namorada Gerogina Rodriguez. 

Celebridade na torcida

Madona - Reprodução/A bola - Reprodução/A bola
Imagem: Reprodução/A bola
Madonna foi um dos rostos conhecidos na torcida no Estádio da Luz e viu de pertinho a classificação de Portugal. 

Torcida apoiando

Não foi por falta de torcida que Portugal e Suíça não foram empurrados em campo. O Estádio da Luz ficou lotado. Apesar da partida ter sido disputada em Lisboa, os suíços também não deixaram de comparecer. Um vídeo feito antes da bola rolar mostrou a torcida da Suíça invadindo as ruas de Portugal.