Topo

Tite critica chileno que xingou mãe de Neymar e admite ter cometido erro

Tite interagiu muito à beira do gramado contra o Chile - AFP PHOTO / Miguel SCHINCARIOL
Tite interagiu muito à beira do gramado contra o Chile Imagem: AFP PHOTO / Miguel SCHINCARIOL

Danilo Lavieri e Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

10/10/2017 23h38

Questionado sobre o cartão amarelo recebido por Neymar, Tite preferiu fazer críticas ao zagueiro rival Gary Medel depois de Brasil 3 x 0 Chile nesta terça-feira (10), no Allianz Parque. Segundo o treinador, ele xingou a mãe do atacante brasileiro e, por conta disso, recebeu críticas duras em entrevista coletiva. Os gols da vitória foram de Paulinho e Gabriel Jesus (2). 

"O cartão amarelo eu quero ver de novo, quero ver de novo. Vocês me ajudaram, viram o cartão do Neymar? Pra mim, ele foi proteger e não houve nenhuma situação. Ele abriu o braço no sentido de proteção normal. Não vi reprise, mas não interpretei assim. Vi outros lances que talvez tenham sido muito mais. O que aconteceu no intervalo a gente sabe...", disse Tite, que não se conteve depois. 

"Às vezes, tem que matar no peito o cara pra ofender a minha mãe. A mãe dele (Medel) e a minha mãe não merecem. Só que a gente tem que saber absorver essas situações todas. Só que a gente tem que manter a frieza, eu passei isso pra eles. Vejo todos muito conscientes, um processo de maturidade da equipe. A gente tem que respeitar, e eu fiz quando estava 0 a 0. Eu sei o controle e o senso de equipe que a gente tem. Deve ser a equipe que...se não a que menos tem cartão, uma das que menos tem", concluiu o treinador - e, de fato, o Brasil é o time com menos amarelos nas Eliminatórias. 

A confusão entre Neymar e Medel ocorreu no fim da etapa inicial, depois de uma falta não marcada do chileno no atacante brasileiro. Irritado, o camisa 10 fez falta no defensor e acabou amarelado. Tite também demonstrou destempero no momento, e admitiu ter tido uma reação que normalmente pede que seus atletas não tenham. "Cometi bastante erro. Cometi um hoje, fiquei bravo. Se peço aos atletas para estarem mentalmente fortes e fiquei bravo porque nos ofendeu...eu caí na pilha. Falo para eles engolirem sapo. Está aí um erro", admitiu. 

Em nova oportunidade, Tite defendeu mais uma vez seu principal jogador. Neymar, no segundo tempo, deixou Gabriel Jesus em situação clara para converter o segundo gol. 

"Por Neymar ser hábil no drible e na finta, ele tem assistência e uma capacidade extraordinária. Contra a Bolívia, ele não podia tocar para o lado (em chance clara de gol)...pela atitude e porque tinha um do lado correndo, mas o foco dele era fechado na bola e Paulinho estava fora do ângulo de visão periférica. E ele foi criticado por não tocar. Não dá para ter o olho no pescoço (risos). Ele tem uma grande capacidade de assistência e ela ficou demonstrada no comportamento e na atitude dele. Eles se gostam, gostam do convívio, tem laço de amizade e é legal quando acontece, não tem vaidade. Nós temos que cooperar. Quem está melhor, serve", fechou o treinador. 

Confira as principais respostas de Tite:

TESTAR JOGADORES OU USAR TITULARES?
As dificuldades vão surgir, mas eu vou ter sempre o discernimento de experimentar mais. Mas eu tenho um dilema: ou fortalece em grandes jogos, ou fica testando em demasia. Aí é a escolha, pelos poucos jogos que eu tenho, de fortalecimento da equipe.

CHILE FORA DA COPA
Brasil e Chile, para mim, são as duas seleções (das Eliminatórias) que eu vi apresentar o melhor futebol nesses últimos tempos. Ideias de futebol parecidas, pressão alta e saída de bola, grau de dificuldade muito alto. É sonho achar que vai dominar a equipe o tempo todo, não vai. Tem momentos em que o adversário vai ter triangulação, vai ter posse de bola e ser agressivo, mas nós precisamos controlar para que não tenha chances de gol. A nossa equipe é um pouquinho elétrica e é melhor que seja assim. Ela é acelerada, vertical. Alguns ajustes táticos que a gente fez também. Sofreu falta, sofreu. Ela vai aprendendo a trabalhar sobre essas coisas. É inevitável sofrer falta.

ALEX SANDRO DEIXA TITE EM DÚVIDA
Não tenho como definir os atletas convocados. Daqui a pouco vai ser no último minuto. O Ancelotti disse que se define uma situação por um fio de cabelo, por detalhe. Sendo absolutamente sincero: Marcelo, Filipe Luís e Alex Sandro. Vai dormir com esse barulho! Vai dormir com esse barulho. O que procuro levar a eles: compete leal entre vocês, cooperem enquanto equipe, nós vamos acompanhar nos jogos. Depois, o momento vai determinar. 

ARGENTINA NA COPA
Eles fizeram por merecer. Não é um jogo só que classifica, é uma regularidade em campanha, ainda mais com ida e volta. Nem quero entrar em questões de perdas de pontos, não tenho como julgar, não posso, mas se valeu do talento do Messi e da qualidade que tem. Grande coisa falar da individualidade do Messi (risos). 

AGRADECIMENTOS
Era o primeiro tempo do jogo contra o Equador, eu procurando tatear, saber o que fazer para organizar a equipe...eu fui conversar (antes) com uma série de técnicos que passaram pela seleção brasileira, já repeti, mas eu quero falar de novo, sou grato a eles. Falcão, Luxemburgo... Zagallo e Parreira. Zagallo querido! Claro que a bagagem dos clubes em que eu passei e 20 e tantos anos de formação (ajudam).

SATISFEITO POR COMPLETO 
Eu não sei se vai ganhar, não vou prometer. Não sou demagogo. Mas vou te dizer uma coisa: o futebol que a equipe está apresentando me deixa feliz, porque é uma ideia de futebol...troca de passes pra depois verticalizar. É a escola que eu sei. Falei do Telê, para traduzir, de Parreira e Zagallo. Ao invés de fazer volume de trabalho muito grande, fazer mais curtos e mais velozes. A forma que a equipe está se apresentando me deixa feliz. Se vai ganhar não sei, mas resgata o que eu penso do futebol. Dá pra ter bom desempenho, jogar bonito e ganhar. As coisas não são incompatíveis e conflitantes. O jogar bonito é articular. Eventualmente vai fazer uma bola tática ou jogar a bola no mato, faz parte do jogo, mas eu tenho consciência de que o grupo está mostrando esse futebol.

ATUAÇÃO DO GOLEIRO EDERSON
Não está fechado, não (a lista de goleiros). Fiz questão de adiantar o Ederson para jogar porque seria injusto colocar na altitude. Daqui a pouco ele falha em uma bola que viaja e tiro uma conclusão errada. Antecipei que ele ia jogar aqui e  usamos até uma jogada ensaiada do City (risos). Ele fez uma reposição...a reposição do Ederson, os fisiologistas, a cinesiologia, tem que ser estudada. Ele tem uma alavanca 'deste tamanhozinho' e a bola atravessa o campo e ele deixa o Jesus na cara. Não está fechado, temos grandes nomes.