Topo

Santos supera Fla e apresenta campeão mundial de PES: "um Menino da Vila"

Santos contrata GuiFera, 18 anos, melhor jogador do mundo de PES - Samir Carvalho/UOLEsporte
Santos contrata GuiFera, 18 anos, melhor jogador do mundo de PES Imagem: Samir Carvalho/UOLEsporte

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

11/10/2017 15h38

O Santos contratou Guilherme Fonseca, o GuiFera, 18 anos, atual campeão mundial de Pro Evolution Soccer (PES). O jogador de videogame assinou contrato de uma temporada com o clube paulista, sendo o primeiro a ter vínculo oficial para defender um clube de futebol no mundo jogando PES.

O Flamengo estava interessado na contratação, mas GuiFera escolheu o Santos por ser o seu time de coração.

“É verdade (sobre a proposta do Flamengo), mas sou Santos desde criança. Coração falou mais alto. E estou aqui hoje”, afirmou GuiFera.

O Santos pagará um salário fixo ao pro-player, além de investir em mídia para divulgar o melhor jogador do mundo de PES.

“Me considero um profissional do esporte, vivo disso, mas faço Ciência da Computação no interior. Santos me ajuda não só com dinheiro, mas com mídia, etc. O Santos abrindo a porta vai melhorar muita coisa nesse mundo. A parceria tem tudo para dar certo”, disse.

O presidente Modesto Roma fez questão de tratar a profissão para videgamar com seriedade. O dirigente, que chegou a disputar uma partida com GuiFera na apresentação de seu reforço, lembrou que o jogador de pro-player é torcedor do Santos e o anunciou como “mais um Menino da Vila”.

“O videogame hoje é uma realidade de todo mundo que começa a se integrar. O futebol, nas plataformas de jogo e sociais, passa a ser um esporte como talvez fosse o xadrez, só que com muito mais dinamismo, integração do que hoje. Trazer alguém que é santos de raiz, um dos maiores jogadores de videogame do mundo, é mais um Menino da Vila, é mais um que chega aqui com a competência de ser campeão, com DNA de campeão. A casa sempre foi sua e continua sendo”, afirmou Modesto Roma.

Guilherme Fonseca é profissional desde 2014. Ele foi campeão da primeira edição do e-Brasileirão, em 2016. No ano seguinte, GuiFera foi campeão mundial no estádio do Arsenal, em Londres. A decisão foi contra Ettorito97. Ele começou o jogo perdendo, mas empatou no segundo tempo e virou no final da prorrogação.