Topo

Uefa define divisão de novo torneio de seleções e põe Rússia na "Série B"

Mario Fernandes comemora gol da Rússia com Roman Neustadter - Divulgação
Mario Fernandes comemora gol da Rússia com Roman Neustadter Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

11/10/2017 11h00

Além de definir os classificados para a Copa do Mundo de 2018 e para a repescagem, a última rodada das Eliminatórias Europeias finalizou a divisão de grupos da Liga das Nações, novo torneio de seleções do Velho Continente que será disputado a partir de setembro do ano que vem. A Rússia, anfitriã do próximo Mundial, ficou no grupo correspondente à “Série B” da competição.

Cada grupo terá 12 seleções, com o A sendo equivalente à primeira divisão, e o D à quarta. Alemanha, Portugal, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Suíça, Itália, Polônia, Islândia, Croácia e Holanda formarão a elite da primeira edição da competição.

As 12 seleções serão divididas em quatro grupos. O campeão de cada um deles vai disputar o Final Four da Liga das Nações, marcada para junho de 2019. O último colocado será rebaixado.

O grupo B, além da Rússia, terá ainda Áustria, País de Gales, Eslováquia, Suécia, Ucrânia, Irlanda, Bósnia, Irlanda do Norte, Dinamarca, República Tcheca e Turquia.

O grupo C, por sua vez, contará com Hungria, Romênia, Escócia, Eslovênia, Grécia, Sérvia, Albânia, Noruega, Montenegro, Israel, Bulgária, Finlândia, Chipre, Estônia e Lituânia.

Nestes dois grupos, as seleções também serão divididas em quatro grupos; o campeão de cada um será promovido, e o último rebaixado.

Por último, o grupo D terá Azerbaijão, Macedônia, Belarus, Geórgia, Armênia, Letônia, Ilhas Faroe, Luxemburgo, Cazaquistão, Moldova, Luxemburgo, Malta, Andorra, Kosovo, San Marino e Gibraltar. Essas 12 seleções também serão divididas em quatro grupos, e o campeão de cada um vai subir para o C.