Topo

Saiba o que encantou Aloísio Chulapa em um time que nunca venceu um jogo

Aloísio - reprodução/Instagram - reprodução/Instagram
Imagem: reprodução/Instagram

Ana Carolina Silva

Do UOL, em São Paulo

15/10/2017 04h00

“Vou abrir a capa do Batman”, avisa Aloísio Chulapa, que promete diminuir o famoso “danone”, apelido mais que carinhoso que deu à cerveja. Campeão do mundo e dono de três títulos brasileiros com o São Paulo, o atacante de 42 anos está prestes a fazer sua estreia por uma equipe que nunca venceu uma partida profissional de futebol. É por dinheiro?

Não, não se trata de um clube endinheirado como o bilionário PSG, que o próprio Chulapa defendeu entre 2001 e 2003: estamos falando do modesto Nova Conquista, de Santa Fé do Araguaia. Nunca ouviu falar? A cidade fica no interior de Tocantins, a 423 km de distância de Palmas. Por sinal, o ex-são paulino foi contratado justamente para a disputa da segunda divisão do estadual, que começa neste dia 21 de outubro, contra o também modesto Araguaína.

A equipe nasceu em 2005 e já participou de duas edições da segundona do tocantinense, mas só teve duas vitórias por W.O. nos 10 jogos que disputou – foi derrotado nos outros oito, com direito a dolorosas goleadas por 13 a 0, contra o Tocantins de Miracema, e 8 a 1, contra Sparta. Diante de tanta dificuldade, o que foi que atraiu Aloísio Chulapa, que já é remunerado como secretário de esportes de Atalaia, sua cidade no Alagoas?

Nova Conquista - divulgação/Nova Conquista - divulgação/Nova Conquista
Os meninos da escolinha aguardam Chulapa
Imagem: divulgação/Nova Conquista

“Ele está vindo porque gostou do projeto da nossa escolinha de futebol. Ele tem uma escolinha em Atalaia e se interessou em fazer essa parceria. É um cara super gente boa, profissional mesmo, e se dispôs a nos ajudar. Mostrei todo o nosso projeto para ele, fui transparente e mostrei tudo”, explicou o diretor Fleury Júnior ao UOL Esporte. “É claro que ele não vem totalmente de graça, porque tem a despesa de viagem e vamos pagar um cachê. Foi campeão mundial e três vezes campeão brasileiro, não tem como vir de graça”, acrescentou.

As crianças da escolinha, por sinal, gravaram uma mensagem para Chulapa, que já respondeu – o vídeo foi feito em frente a uma cervejeira, personalizada com uma foto dele, e várias camisas do São Paulo, devidamente emolduradas. “Agradeço pelo carinho do Nova Conquista e por esse trabalho maravilhoso dessa escolinha, que é a coisa que eu mais amo. Vai ser um estouro, aguarda que o Chula tá chegando! Vou abrir a capa do Batman”, disse Aloísio, antes de apontar para a própria cabeça e acrescentar: “se a bola cair aqui, é gol, hein.”

O trabalho social conta com o apoio da deputada federal Dulce Miranda (PMDB/TO), esposa do governador Marcelo Miranda. A Câmara Municipal de Santa Fé será o palco da apresentação, no dia 18, e o contrato do atacante se encerra junto com o estadual, em dezembro.

O projeto da escolinha acolhe entre 100 e 150 crianças de 7 a 17 anos, que não pagam um centavo para treinar no projeto. “É social e esportivo, sem fins lucrativos. O objetivo é tirar o jovem das ruas e das drogas, e mostrar o que é certo e errado”, destacou Fleury, que, embora tenha contratado Aloísio, não é quem dá a palavra final no Nova Conquista: o cargo mais alto pertence à sua mãe, Suely Pereira Brasil, que é dona de uma loja de material de construção e presidente do clube.