Topo

Brasileiros pelo mundo: choro de Kaká e gols de ex-são-paulinos na Europa

AFP PHOTO / Robin van Lonkhuijsen
Imagem: AFP PHOTO / Robin van Lonkhuijsen

Do UOL, em São Paulo

16/10/2017 04h00

Sente saudade, torcedor do São Paulo? Enquanto o time briga para não cair no Campeonato Brasileiro, alguns de seus principais nomes do passado recente foram destaques no noticiário esportivo pelo mundo. Enquanto Kaká chorou em sua despedida do Orlando City, os também ex-tricolores Luiz Araújo, Thiago Mendes e David Neres fizeram gols. No entanto, a apagada atuação de Neymar pelo Francês também chamou a atenção.

Destaques positivos

Kaká se despede em grande estilo

Kaká não teve uma grande temporada no Orlando City, é verdade, mas o brasileiro se despediu em grande estilo da torcida do time que defendeu por três anos. O craque recebeu uma bela homenagem e se emocionou na última vez em que entrou em campo pela Major League Soccer diante do Columbus Crew.

Antes da partida, ele foi às lágrimas. No Twitter, o perfil oficial do Orlando City demonstrou carinho ao jogador e escreveu: “Amor verdadeiro ao nosso capitão.” A frase foi acompanhada da hashtag #ThankYouKaka (Obrigado, Kaká).

David Neres faz golaço em goleada do Ajax

David Neres parece ter encontrado seu melhor futebol na Holanda. Vendido por 12 milhões de euros (na época, cerca de R$ 50 milhões) no começo do ano, o ex-jogador do São Paulo anotou um golaço neste sábado, na goleada por 4 a 0 do Ajax sobre o Sparta Rotterdam. Ele recebeu em velocidade, às costas da marcação, e mandou no ângulo. Golaço mesmo!

Luiz Araujo e Thiago Mendes marcam pelo Lille

O são-paulino que está preocupado com a situação do time, que briga contra o rebaixamento, deve estar com saudades da dupla Luiz Araújo e Thiago Mendes. Os dois marcaram no empate por 2 a 2 entre Lille e Darbion, pelo Campeonato Francês.

Aos 11min da etapa inicial, Araújo recebeu cruzamento e, de primeira, empurrou para as redes. Já na segundo tempo, aos 28, Mendes fez bela jogada e, da entrada da área, acertou finalização firme, no canto. O Lille não conseguiu vencer, mas valeu a boa atuação da dupla.

Gabriel Jesus dá show em goleada do City

Gabriel Jesus - Oli Scarff/AFP - Oli Scarff/AFP
Imagem: Oli Scarff/AFP

Gabriel Jesus teve atuação de gala na impressionante goleada do Manchester City sobre o Stoke City por 7 a 2, pelo Campeonato Inglês. O atacante brasileiro deu show atuando como pivô, fez dois gols, e levou a imprensa inglesa inteira a se derreter em elogios.

"Está se desenvolvendo rapidamente para se tornar um atacante perfeito, a combinação certa de agressividade e classe”, destacou o jornal Manchester Evening News. Está com moral ou não?

Malcom garante empate do Bordeaux com golaço

Malcom confirmou a boa fase nesta temporada pelo Bordeaux. Neste domingo, o brasileiro marcou um golaço e evitou uma derrota diante do Nantes, pelo Campeonato Francês. O meia revelado pelo Corinthians partiu em velocidade pela direita, pedalou e chutou forte já de dentro da área, de direita (que não é a boa) e cruzado. Foi o quinto dele na temporada. O confronto em Bordeaux terminou em 1 a 1.

Samir faz seu primeiro gol pela Udinese

O domingo foi especial para Samir. O zagueiro ex-Flamengo, que vem atuando como lateral-esquerdo, marcou o seu primeiro gol em 28 partidas disputadas com a camisa da Udinese, onde joga desde o início da temporada 2016/1017.

No lance, após cobrança de falta, ele aproveitou um bate-rebate para dominar e bater já dentro da área. No fim, o esforço de Samir não ajudou o time a vencer: a Udinese acabou perdendo o jogo para a Fiorentina por 2 a 1.

Destaques negativos

Neymar tem atuação apagada pelo PSG

O PSG venceu o Dijon por 2 a 1 no último sábado, mas Neymar não conseguiu convencer pelo futebol apresentado. O craque esteve muito abaixo do que pode render. Foi discreto principalmente no primeiro tempo, quando sofreu sete desarmes e só teve maior destaque ao cometer falta desnecessária que lhe rendeu cartão amarelo. Depois, até melhorou com o restante do time.

Em uma finalização dele, o goleiro Reynet deu rebote para Meunier fazer 1 a 0. Mas a participação no lance de gol não o poupou de receber críticas. O jornal espanhol "As", por exemplo, reportou uma "vitória sofrida com um Neymar cinza", explicando que o brasileiro esteve "totalmente desaparecido" no primeiro tempo.

Richarlison causa polêmica no Inglês por pênalti

Watford - Stephen Pond/Getty Images - Stephen Pond/Getty Images
Imagem: Stephen Pond/Getty Images

Richarlison, ex-Fluminense, virou assunto na rodada do Campeonato Inglês. Pena que não foi por sua atuações ou por seus gols na vitória, de virada, do Watford por 2 a 1 sobre o Arsenal. Na partida, o o ábritro assinalou um pênalti sofrido por ele que causou a revolta do técnico Arsène Wenger. "A decisão (da árbitragem) no pênalti foi um pouco ridícula. Foi uma decisão escandalosa, mas o que nós podemos fazer? Nada”, disse ele.

O pênalti originou o gol de empate do adversário no Vicarage Road Stadium. O lance aconteceu aos 26 minutos do segundo tempo, quando o Arsenal vencia por 1 a 0. Após dividida com o lateral espanhol Héctor Bellerín, Richarlison desabou dentro da área em uma dividida e o árbitro assinalou a penalidade.