Topo

Guardiola ainda vê Espanha no topo do futebol: "Dominou a Europa e o mundo"

Guardiola elogiou as equipes espanholas por títulos recentes - Oli Scarff/AFP Photo
Guardiola elogiou as equipes espanholas por títulos recentes Imagem: Oli Scarff/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

16/10/2017 18h53

Na véspera de encarar o Napoli pela Liga dos Campeões, nesta terça-feira (17), o técnico Pep Guardiola elogiou a equipe italiana e a colocou entre as três melhores da Europa no momento. Mas nem por isso o treinador do Manchester City deixa de lado seu país de nascimento. Para ele, a Espanha ainda domina o futebol mundial.

"Nos últimos anos, os times espanhóis têm dominado a Europa, e nós, que estamos de fora, temos que tentar chegar lá. Para isso, devemos derrotá-los no campo. O Barcelona, o Real Madrid, o Sevilla, o Atlético, a seleção principal e as de base. Eles dominaram a Europa e o mundo na última década", disse Guardiola.

Nos últimos dez anos, a Espanha faturou seis títulos da Liga dos Campeões: três do Barcelona (2009, 2011 e 2015) e três do Real Madrid (2014, 2016 e 2017). Além disso, o Sevilla foi tricampeão da Liga Europa e a seleção ganhou duas Eurocopas (2008 e 2012) e uma Copa do Mundo (2010).

O ex-treinador do Barcelona, comandante de dois dos títulos europeus do Barça, também falou bem do estilo do Napoli. A equipe italiana é treinada por Maurizio Sarri, admirador confesso dos trabalhos de Guardiola.

"Eles podem fazer muitas coisas, e as fazem perfeitamente. Não é um time que vai ficar esperando. Vão pressionar, sabem criar jogo muito bem, seus atacantes não recebem lançamentos longos, no meio-campo há jogadores que podem infiltrar, sabem ler o jogo... Não é segredo que eles são bons", avaliou Pep.

O jogo entre City e Napoli acontece a partir das 16h45 (de Brasília) desta terça, em Manchester.