Topo

Melhor do mundo? Guardiola dá receita para De Bruyne alcançar o topo

De Bruyne comemora gol marcado pelo City contra o Chelsea - Eddie Keogh/Reuters
De Bruyne comemora gol marcado pelo City contra o Chelsea Imagem: Eddie Keogh/Reuters

Caio Carrieri

Colaboração para o UOL, de Manchester (ING)

16/10/2017 11h06

O início de temporada arrasador do Manchester City encanta pelo jogo coletivo muito bem jogado, com triangulações em velocidade, 37 gols marcados e apenas quatro sofridos em 11 partidas. No entanto, um jogador em particular encanta a torcida e Josep Guardiola: o belga Kevin De Bruyne.

Por conta das atuações de gala, o meia de 26 anos tem sido assunto em todas as entrevistas coletivas do técnico antes e depois dos jogos. O mesmo aconteceu nesta segunda-feira, quando o catalão atendeu a imprensa na véspera da partida contra o Napoli-ITA, pela terceira rodada do Grupo F, no Estádio Etihad. Afinal, o que De Bruyne tem de fazer para alcançar o status de melhor jogador do mundo, Pep?

“Se você quer se tornar o melhor, tem de ganhar títulos. Estamos aqui par ajudá-lo. Embora eu já veja ele entre os melhores, todos nós sabemos o primeiro”, disse em alusão a Lionel Messi, quem Guardiola sempre faz questão de lembrar quando é perguntado sobre o tema.

“Seria um sonho colocar o Kevin no mesmo nível do Messi, mas não estou aqui para botar pressão nas costas dele. É um cara amado pelos colegas, um grande jogador que luta até o fim e não quer perder uma partida”, continuou. “Messi é diferente, é um cara que faz 60 gols por temporada há muitos anos. Claro que quero ajudar o Kevin a alcançar o nível mais alto, mas já ouvi muitas comparações sobre vários jogadores com Messi. Isso é impossível”.

Em 10 exibições na atual campanha, o meia marcou dois gols e deu seis assistências. No entanto, a influência dele no time do City, líder isolado da Premier League, vai além desses números. Como um verdadeiro maestro, De Bruyne dita o ritmo do time com passes magistrais, como no último fim de semana, na goleada por 7 a 2 sobre o Stoke City, em Manchester. Quando não está diretamente envolvido no toque final para deixar um companheiro na cara do gol, clareia a construção de lances decisivos com visão de jogo incomum.

A excelente fase de Kevin De Bruyne foi reconhecida pela tradicional revista francesa France Football, organizadora do prêmio Bola de Ouro. Neste ano o camisa 17 está entre os 30 escolhidos para ganhar o troféu, que desde 2008 acabou nas mãos de Messi ou Cristiano Ronaldo – ambos estão mais uma vez na relação de finalistas.

Revelado pelo Genk-BEL, De Bruyne foi comprado pelo Chelsea em janeiro de 2012. Sem muitas oportunidades em Stamford Bridge, ele acabou emprestado ao Werder Bremen-ALE em agosto do mesmo ano. Após breve retorno a Londres para a temporada 2013/14, o meio-campista se transferiu em definitivo para o Wolfsburg-ALE em janeiro de 2014. Destaque na Bundesliga, ele chamou a atenção do Manchester City, que desembolsou 75 milhões de euros pelo jogador em agosto de 2015. Desde então, são 100 jogos, 25 gols e 36 assistências.