Topo

CBF confirma Brasileiro sub-23 com 10 times e espaço para 4 'veteranos'

Do UOL, em São Paulo

17/10/2017 15h11

A CBF anunciou nesta terça-feira (17) o Campeonato Brasileiro de Aspirantes 2017, cujo objetivo é realizar a transição de atletas das categorias de base para o profissional. Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Coritiba, Cruzeiro, Figueirense, Grêmio, Internacional, Santos e São Paulo serão os participantes da competição, que terá início no dia 22 de outubro.

A ideia é que os clubes usem jovens sub-23 na competição, com a autorização para utilizar um goleiro e três jogadores de linha com idade acima da restrição. Outra limitação é que cada time poderá aproveitar no máximo seis atletas nascidos a partir de 1998.

O torneio é um projeto que a confederação tenta tirar da gaveta há alguns anos, mas que enfrentou resistência de clubes como Corinthians, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, Ponte Preta e Vasco, seis equipes da primeira divisão que não disputarão a competição. A previsão inicial era que o torneio fosse disputado entre 14 de outubro e 29 de novembro.

Os dez integrantes do campeonato serão separados em dois grupos de cinco para a primeira etapa da competição, que terá um total de três fases. Os dois melhores times de cada chave se enfrentarão em semifinais com jogos de ida e volta, antes de uma decisão realizada com partidas de ida e volta.

A competição será toda televisionada. O Esporte Interativo transmitirá todos os jogos do torneio.