Topo

Pratto é "letal", mas gols de primeira mostram que ele precisa de ajuda

Pratto é o artilheiro do São Paulo na temporada com 13 gols marcados - MAURO HORITA/ESTADÃO CONTEÚDO
Pratto é o artilheiro do São Paulo na temporada com 13 gols marcados Imagem: MAURO HORITA/ESTADÃO CONTEÚDO

Bruno Grossi

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/10/2017 04h00

As 11 partidas e os quase três meses de espera terminaram: Lucas Pratto voltou a marcar um gol pelo São Paulo e recuperou a artilharia do time na temporada, com 13 tentos contra 12 de Gilberto. O fim da seca foi em um gol com o selo do centroavante argentino, com movimentação rápida para sair dos zagueiros e finalização de primeira. Assim o caminho foi aberto para a virada por 2 a 1 sobre o Atlético-PR no último sábado, e essa é a prova de que o camisa 9 precisa de ajuda para ser decisivo para os tricolores.

Dos 13 gols feitos por Pratto com a camisa são-paulina - são 42 partidas do atacante no clube -, 12 saíram em conclusões de primeira, em lances de explosão e reflexo. Sinal da letalidade do jogador de 29 anos, mas também de como o argentino necessita de uma criação de jogadas mais precisa e eficiente. A bola tem de chegar em condições para o artilheiro, que soma 74 finalizações (27 certas e 47 erradas) no Campeonato Brasileiro e é o líder do elenco no quesito.

Foram ainda 11 gols a partir de assistências dos companheiros e apenas dois que nasceram "sozinhos": um em confusão após falta levantada na área e um em rebote de falta cobrada no travessão. Quando o time era mais veloz e buscava mais jogadas de linha de fundo, no início do trabalho de Rogério Ceni, Pratto marcava mais gols, municiado por Thiago Mendes e Luiz Araújo, por exemplo, negociados com o Lille no início do Brasileirão. Ainda com o "Mito" e mais adiante com Dorival Júnior, quando o jogo ficou mais cadenciado, de posse de bola, o centroavante passou a sofrer mais. Só com o novo técnico, também, apareceu o entrosamento com Cueva, líder de assistências no elenco com dez passes para gols na temporada.

Abaixo, confira os 13 gols de Pratto pelo São Paulo:

4ª rodada do Paulistão - São Paulo 2x2 Mirassol 

Uma das jogadas mais características nos tempos de Rogério Ceni como treinador. Pratto estreava pelo Tricolor em jogo no Morumbi e, aos 9 min, aproveitou cruzamento do lateral-direito Bruno, que chegou com liberdade no ataque, para marcar pela primeira vez.

5ª rodada do Paulistão - São Paulo 3x2 São Bento

Foram mais dois gols de cabeça originados de cruzamentos, desta vez mais próximos da linha de fundo. Luiz Araújo e Júnior Tavares foram os responsáveis pelas assistências. A primeira, com força e para trás, era uma das jogadas preferidas de Ceni.

3ª fase da Copa do Brasil - São Paulo 3x1 ABC

Novamente de cabeça e novamente com um cruzamento forte, vindo da linha de fundo para trás, com Thiago Mendes. Pratto ainda hoje cobra os companheiros para que tentem repetir esse tipo de jogada.

Quartas de final do Paulistão - Linense 0x2 São Paulo

O quinto gol de Pratto, o quinto de cabeça, mas o primeiro sem ter nenhuma assistência. Gol foi fruto da insistência e da força.

4ª fase da Copa do Brasil - Cruzeiro 1x2 São Paulo

A jogada começou pelo meio, inclusive com Pratto tentando fazer trabalho de pivô. Mas foi a investida de Morato pela ponta esquerda que resolveu para mais um gol de cabeça do argentino.

Semifinal do Paulistão - Corinthians 1x1 São Paulo

Foi o primeiro gol "terrestre" de Pratto, mas também em jogada característica. O argentino diminui a velocidade, espera os zagueiros também desacelerarem e parte no limite do impedimento. O passe foi de Thiago Mendes e a conclusão, de primeira.

2ª rodada do Brasileirão - São Paulo 2x0 Avaí

Pratto sempre teve o costume de sair da área e abrir espaço para os companheiros. Alguns gols do Tricolor saíram assim no Paulistão, como o de Cueva contra o Ituano. Contra o Avaí, o argentino saiu, Marcinho se infiltrou e fez o pivô na medida para que o centroavante marcasse. 

3ª rodada do Brasileirão - São Paulo 2x0 Palmeiras

A estratégia de segurar a corrida e depois deixar os zagueiros para trás se repete. Marcinho espera o momento certo e coloca Pratto para correr. O giro e o chute rápido deixam Fernando Prass vendido. A cena é muito parecida com a vista no Pacaembu no último sábado contra o Atlético-PR.

5ª rodada do Brasileirão - São Paulo 2x0 Vitória

Pela primeira vez, Pratto marca um gol em jogada individual, carregando a bola. Após receber de Thomaz, gingou para cima da marcação e chutou no ângulo.

13ª rodada do Brasileirão - São Paulo 2x2 Atlético-GO

Volta a aparecer o oportunismo e a finalização rápida, de primeira, para aproveitar rebote de falta cobrada por Cueva no travessão.

15ª rodada do Brasileirão - São Paulo 1x0 Vasco da Gama

Funciona, pela primeira vez, a parceria com Cueva. A entrada pelo meio da zaga novamente é marcada pelo controle da corrida e a finalização sai de primeira e muito rápida. O passe do peruano é perfeito.

28ª rodada do Brasileirão - São Paulo 2x1 Atlético-PR

O entrosamento com Cueva, que é considerado por Pratto o grande craque do time, pesou novamente. O gol contra o Furacão é quase uma cópia do que o argentino fez contra o Palmeiras. Corre entre os zagueiros na diagonal, gira e chuta rápido. O goleiro fica sem reação, mesmo tirando o ângulo.