Topo

Gabriel Jesus é finalista do prêmio Golden Boy ao lado de Mbappé e Dembélé

Oli Scarff/AFP
Imagem: Oli Scarff/AFP

Do UOL, em São Paulo

21/10/2017 10h20

Gabriel Jesus é um dos três finalistas do prêmio Golden Boy, concedido pelo jornal italiano Tutto Sport ao melhor jogador sub-21 na Europa. Além do atacante do Manchester City, a lista dos três melhores, divulgada neste sábado (21), conta com Kylian Mbappé (PSG) e Ousmane Dembélé (Barcelona).

O vencedor será conhecido na próxima segunda-feira (23), no mesmo dia que será divulgado o melhor jogador do mundo. Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Neymar estão na disputa.

O camisa 33, que tem 20 anos, chegou ao City em janeiro deste ano e logo caiu nas graças da torcida. Em 22 jogos oficiais pelo clube inglês, Jesus marcou 15 gols e deu seis assistências.

Já Mbappé se destacou na temporada passada pelo Monaco e foi um dos principais nomes do time na conquista do Campeonato Francês e na surpreendente campanha na Liga dos Campeões até a semifinal. O atacante francês de 18 anos foi contratado na sequência pelo PSG e agora forma um dos ataques mais badalados do mundo ao lado de Neymar e Cavani.

Enquanto Dembélé, que também é francês e tem 20 anos, chegou ao Barcelona recentemente para ser o substituto justamente de Neymar depois de se destacar com a camisa do Borussia Dortmund. Porém, logo que chegou ao time espanhol, ele sofreu uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda e só deve retornar aos gramados em 2018.

A primeira lista do Golden Boy tinha 95 nomes e depois foi reduzida para 25 atletas antes dos três finalistas. O atual vencedor é o meia Renato Sanches, que foi um dos destaques de Portugal na conquista da Euro no ano passado. O prêmio foi criado em 2003 e já teve dois vencedores brasileiros: Anderson, em 2008, e Alexandre Pato, em 2009.